Em um de seus pronunciamentos em cadeia nacional de televisão, Barroso apareceu com uma imagem da principal praça de Vassouras projetada ao fundoReprodução

Luís Roberto Barroso estará presente na inauguração do Museu de Vassouras. De acordo com Ancelmo Gois em sua coluna no jornal O Globo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, que nasceu em Vassouras, confirmou presença no evento marcado para o próximo dia 30.
Iniciativa do empresário Ronaldo Cezar Coelho, o museu de identidades fica em um palacete histórico de 1858, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico. Inteiramente restaurado, o prédio já foi sede do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vassouras e também abrigou um asilo de idosos.

O objetivo do Museu de Vassouras é destacar a história do Vale do Café no período entre 1830 e 1880, mas enfatizando personagens silenciados pela história oficial, como a escravizada Marianna Crioula, que liderou a última grande insurgência do Império ao lado de Manuel Congo.