Estudantes da Escola Municipal Espírito Santo participaram de atividades no zoológico municipalDivulgação/Secom PMVR

Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água (celebrado em 22 de março) e ao Dia Internacional das Florestas (21 de março). O Zoológico Municipal (Zoo-VR), na Vila Santa Cecília, recebeu 14 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Espírito Santo. O evento é fruto de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e de Educação (SME).
“Um evento alusivo e também para marcar o momento e a conscientização dos alunos na parte da conservação”, explicou a chefe do Licenciamento Ambiental da SMMA, a assessora técnica Gizely Gomes.
“O objetivo foi trazer essa questão da conscientização, do uso consciente da água, da importância da preservação, do plantio, do replantio, da arborização, que é muito importante para garantir a água. Inicialmente com a Escola Espírito Santo e, posteriormente, vamos começar a visitar os colégios da rede pública para que seja disseminado no município”, contou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Azevedo.
Os estudantes chegaram ao zoológico, percorreram recintos dos animais e áreas verdes, e receberam orientações sobre o trabalho realizado no Zoo-VR, sobre a importância da água no meio ambiente e no dia a dia da população. Em seguida, os alunos participaram do plantio de mudas de árvores nativas da região.
“Gostei bastante na hora que eu plantei, porque foi a primeira vez que fiz isso. Achei interessante vir aqui estudar sobre isso, aprender mais, ter uma consciência melhor sobre o que devemos fazer para não matar o meio ambiente. A gente depende da água. A economia da água é muito importante, assim como não desperdiçar. É replantar, manter a natureza equilibrada”, disse o jovem Davi William de Oliveira, 15 anos, aluno do 7º ano na Escola Espírito Santo.
Os estudantes estavam acompanhados do professor de Ciências Bruno Jorge Batista, que faz parte da coordenação do ProMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental. Ele comentou que a proposta foi permitir que os alunos pudessem vivenciar experiências fora da sala de aula, colocando em prática o que aprendem de maneira interdisciplinar na escola, aproveitando algumas datas ambientais.
“A proposta de vir ao zoológico foi para discutir um pouco da condição da água em um contexto geral, falar um pouco de como está o município, e propor soluções, para que esses estudantes possam ser atores ecológicos e multiplicadores de boas ações”, concluiu o professor.
Saae de Volta Redonda recebe alunos no Dia Mundial da Água
O Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) recebeu na manhã desta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, 21 alunos do 2º Ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Guanabara, unidade do bairro Aterrado. A ação faz parte do projeto de aproximar a autarquia da comunidade; onde toda a semana a direção do Saae mostra o serviço de gerenciamento da água para um grupo de pessoas.
A visita contou com uma apresentação sobre como funciona o sistema de distribuição de água no município, onde os estudantes puderam conhecer os profissionais que trabalham no Saae, e tirar dúvidas a respeito de investimentos no tratamento da água e esgoto.
O estudante Neemias de Oliveira Sampaio, de 17 anos, disse que ficou surpreso como tudo é feito no Saae e gostou de conhecer o trabalho da autarquia. “Eu não sabia como era o sistema de abastecimento. Gostei demais de conhecer o trabalho, que é voltado mesmo para o bem-estar das pessoas. Minha ‘pegada’ é ecológica. Em casa nós reciclamos lixo, economizamos água e na escola estamos trabalhando sustentabilidade com o gerenciamento correto de água, luz e outros recursos naturais, tudo voltado para a consciência ambiental”, disse Eemias, revelando querer se profissionalizar na área da Biologia.
A professora Daniele Rodrigues Barbosa explicou que a escola oferece as trilhas de aprofundamento educacionais do Novo Ensino Médio, que tem como proposta preparar os alunos para o mercado de trabalho.
“Como trabalhamos com as trilhas de recursos naturais, viemos conhecer como é feito o serviço do Saae e, até por eles estarem no Ensino Médio, eles possuem muitas dúvidas. Alguns não sabiam nem de onde vinha a água que chega na casa deles. As trilhas permitem que o estudante aprofunde seus conhecimentos conforme o seu interesse. Quem quiser poderá aprofundar seus conhecimentos em uma área de conhecimento ou cursar uma formação com a qual se identifica mais. Por isso, uma das questões que abordamos foi a qualificação necessária para trabalhar no Saae”, comentou Daniele.
O diretor-presidente do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC, afirmou que foi um prazer receber os jovens na sede da autarquia e espera que eles sejam multiplicadores do conhecimento adquirido.
“Estamos trazendo a comunidade para mais perto do Poder Público e os estudantes são fundamentais para podermos colaborar na formação deles, e para que eles se tornem multiplicadores da importância do cuidado com a água para a população”, ressaltou PC.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.