Professores da Southern University of Mississipi visitaram a Escola Municipal Bahia, no bairro MinerlândiaCris Oliveira/Secom PMVR

Volta Redonda - Professores da Southern University of Mississipi (USM), dos Estados Unidos da América, que estão em Volta Redonda realizando um intercâmbio educativo musical, visitaram na manhã desta quinta-feira (6), a Escola Municipal Bahia, no bairro Minerlândia. A unidade é uma das que recebem o projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, idealizado em 1974 pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira e que beneficia cerca de quatro mil alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino.
Os visitantes puderam conhecer todo o processo de musicalização desenvolvido com os alunos do projeto e a introdução de instrumentos como pífano, percussão e violoncelo.
“Hoje eles estão vendo como é feito o trabalho com essas crianças que chegam ao projeto. Essa é base do nosso trabalho, que é realizado em 39 unidades de ensino da Rede Municipal de Volta Redonda, contemplando mais de três mil crianças”, explicou a coordenadora e maestra do “Volta Redonda Cidade da Música”, Sarah Higino, informando que os professores da USM já estão oferecendo masterclasses aos integrantes das orquestras do projeto, que são a ponta do trabalho feito no Cidade da Música.
O diretor e maestro da USM, Colin McKenzie, elogiou o trabalho desenvolvido em Volta Redonda e disse que ele deveria ser replicado em outros lugares do mundo, já que a música transforma essas crianças, a comunidade, a cidade, o estado e o país em que vivem.
“Essa educação musical implantada pela prefeitura de Volta Redonda não é relevante, é essencial. Nunca vi um programa neste formato. Quando eu voltar para casa vou conversar com os líderes da minha cidade e dizer que em Volta Redonda existe um projeto que oferece educação musical, de graça, para as escolas municipais. Muitas vezes ouvimos nos EUA que o custo de um projeto desse é um problema. Estou vendo, através do ‘Cidade da Música’, que isso não é um empecilho para que ele aconteça. Vou fazer de tudo para que isso ecoe no meu país, para que possamos também oferecer para os alunos das nossas escolas”, disse o maestro.
Além de McKenzie, estiveram presentes na visita a violinista búlgaro-americana Borislava Iltccheva e o contrabaixista Daniel Magalhães. Este último, ex-aluno e professor do “Volta Redonda Cidade da Música” e que hoje é estudante da universidade norte-americana.
Cidade da Música
O Volta Redonda Cidade da Música é considerado um celeiro de talentos e já formou uma série de músicos que se profissionalizaram em conjuntos e orquestras no Brasil e no exterior. Ele é mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).
Em 2015, quarto mandato do prefeito Antônio Francisco Neto, o projeto que funcionava no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, ganhou sede própria na Avenida Graham Bel, número 89, no bairro Vila Mury.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.