Motoclubes participaram da campanha e ajudaram a quebrar o recordeFoto: Divulgação - Secom/PMVR

Volta Redonda - O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista (HSJB), quebrou o recorde de doações realizadas em um único mês, durante a campanha Junho Vermelho – mês de conscientização e incentivo à doação de sangue. Foram coletadas 550 bolsas no período.
Os números retratam um trabalho de mobilização de grupos e palestras em instituições para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação. Durante o mês de junho, a campanha contou com a participação de representantes de entidades da sociedade civil e de profissionais do Poder Público, que compareceram para contribuir com o Banco de Sangue.
“Tivemos uma boa adesão de vários grupos, graças ao trabalho intensificado de conscientização que fizemos ao longo dos últimos meses e reforçamos em junho, indo nas empresas e órgãos falar sobre a importância da doação, firmando parcerias. Agradeço a cada parceiro, a cada cidadão que veio doar e nos ajudar a salvar vidas”, disse Cristina Teixeira, que é a responsável pela captação de doadores do hemonúcleo.
Somando todas a palestras promovidas, o Núcleo de Hemoterapia alcançou cerca de 140 pessoas diretamente, com orientações ministradas em empreiteiras prestadoras de serviço da concessionária de energia Light e da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em parceria com o Cerest-VR (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Volta Redonda); faculdade Estácio, entre outros.
Todo o trabalho de busca ativa de novos doadores deu resultado e parceiros como a Pastoral da Saúde, da Igreja Católica, e cerca de 50 integrantes de motoclubes da região também estiveram no hospital para contribuir com a coleta do hemonúcleo.
Pela administração municipal, participaram profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR) e equipes Emulti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esta última contou com voluntários de 12 unidades básicas da Atenção Primária, que tiveram transporte gratuito até o Banco de Sangue – lembrando, ainda, do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
“Estamos contentes pela coleta realizada durante a campanha, mas vamos continuar avançando e trabalhando para manter nossos estoques em dia. Atendemos a seis unidades hospitalares em Volta Redonda, além de duas unidades em outros dois municípios (Piraí e Pinheiral). Então temos um alto volume de atendimentos de urgência e cirurgias. Contamos com a sensibilidade da população para manter o estoque abastecido”, ressaltou o coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico-hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima.
O diretor-geral do Hospital São João Batista, o vice-prefeito Sebastião Faria, parabenizou as equipes pelo resultado e reforçou a importância do trabalho para a unidade. “Implementei o Banco de Sangue aqui no hospital e hoje e ele se destaca como referência na região. Assim como nas cirurgias, quebramos mais um recorde, e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento à população.”
Para o prefeito Antonio Francisco Neto, esse é mais um fruto dos investimentos que a Saúde de Volta Redonda recebeu, muitos deles em parceria com o Governo do Estado. “O Hospital São João Batista é referência e está sendo ampliado para atender melhor e acompanhar o crescimento da cidade. Agradeço ao deputado federal Doutor Luizinho e ao governador Cláudio Castro pela parceria com a cidade e por nos ajudar a recuperar e melhorar a Saúde de Volta Redonda, que vai melhorar ainda mais e ajudar quem mais precisa.”
Quem pode doar?
Podem doar pessoas saudáveis, entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos. É importante estar bem de saúde no dia da doação, sem febre, gripe ou qualquer infecção. Não pode estar em jejum. É recomendado estar bem alimentado, com uma refeição leve, e evitar alimentos gordurosos. Também é bom estar hidratado, bebendo bastante água antes da doação.
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que fica no Hospital São João Batista, faz as coletas de sangue entre 7h e 13h, de segunda à sexta-feira, exceto nos feriados. É necessário levar um documento de identidade com foto, para fazer o cadastro.
Vale lembrar que necessitam de doação de sangue bebês, crianças, adultos e idosos submetidos a procedimentos cirúrgicos, tratamento de câncer, vítimas de acidentes, gestantes em parto, ou acometidos por doenças que causam anemia ou que requerem transfusões regulares. Uma só doação salva até quatro vidas.