A inauguração do viaduto Porfírio José de Almeida foi uma das entregas do mês de julhoFoto: Cris Oliveira - Secom/PMVR

Volta Redonda - Julho de 2025 vai ficar marcado na História de Volta Redonda. No mês em que comemorou os 71 anos de emancipação do município, a Prefeitura realizou uma série de inaugurações, entrega de obras de reforma e revitalização, eventos culturais e esportivos, para marcar o aniversário da cidade, celebrado em 17 de julho.
Dezenas de obras foram entregues durante o mês de julho. Uma das mais marcantes teve sua cerimônia na última quarta-feira (30): com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto e do governador Cláudio Castro, foi realizada a cerimônia de inauguração do viaduto Porfírio José de Almeida. Primeira obra do Plano de Mobilidade Urbana a ficar pronta, a estrutura vai facilitar o trânsito para os motoristas que seguem em direção aos bairros Voldac, Retiro e Niterói.
Ainda no último mês, o prefeito Neto inaugurou duas novas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), nos bairros Ponte Alta e Roma II. Os moradores do Santo Agostinho passaram a contar com a Subprefeitura que vai atender a toda a região, inaugurada em 16 de julho, e que vai oferecer diversos serviços, dispensando a necessidade dos moradores se deslocarem até a região central.
A nova Elevatória de Água Décio Luiz Cunha passou a oferecer segurança hídrica para os moradores do Parque do Contorno, enquanto a Estação de Tratamento (ETE) Manoelina da Silva foi entregue para tratar o esgotamento sanitário do Hospital São João Batista (HSJB). Foi inaugurada, ainda, a sede do Departamento de Elétrica e Iluminação Pública (Deip) Sebastião Augusto da Costa (Bagrinho), no Aterrado.
Obras para todos
Os profissionais de entregas em duas rodas agora têm um espaço para descanso: localizado ao lado da Rodoviária Prefeito Francisco Torres, o Espaço para Motoboy Francisco Mendes Neto (Chicão) está em funcionamento desde o dia 15 passado. Os idosos também foram lembrados com a inauguração da Academia de Ginástica da Melhor Idade no Parque Zoológico Municipal. A população em situação de rua passou a ter mais um equipamento destinado a atendê-los com a inauguração da Casa de Passagem Demétrio Rodrigues, no Aterrado, na Rua Geraldo Di Biase, em cima do Centro-Pop.
A leva de inaugurações foi encerrada na noite de quinta-feira (31) com a entrega do Marco Zero de Volta Redonda, no bairro Niterói, sinalizando onde teve início a ocupação urbana do município.
“Foi com muito orgulho que entregamos, no último mês, várias obras importantes para a cidade, que serão fundamentais para a mobilidade urbana, a nossa Melhor Idade, os trabalhadores de entregas, a assistência social. Graças aos nossos esforços e ao apoio do Governo do Estado, pudemos comemorar o aniversário da cidade com muitas realizações. E com certeza há muito por vir”, afirmou o prefeito Neto.
Reformas e revitalizações
A Prefeitura também entregou em julho várias obras de reforma e revitalização de equipamentos públicos. Na educação, foi entregue, em 10 de julho, a reforma do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilda Arns, no Conforto. Na área de saúde, os moradores do Roma II, e Jardim Belvedere passaram a ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) totalmente recuperadas, enquanto no São Sebastião foi entregue a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.
Ainda em julho, os bairros Vale da Colina, Retiro, Roma e Santa Rita do Zarur passaram a contar com praças revitalizadas.
Cultura, Esporte e Lazer
O mês de julho foi marcado, ainda, por muitas atrações culturais, que marcaram as comemorações dos 71 anos de Volta Redonda – o Festival de Cinema Paulo Gustavo, realizado no Teatro Gacemss entre 1º e 3 de julho, foi o evento que marcou o pontapé inicial das celebrações.
Entre os dias 10 e 13 do mês passado, foi a vez de um dos eventos mais aguardados do calendário: o Arraiá da Cidadania, que, além da venda de comidas típicas a R$ 1,99 – com renda revertida para instituições sociais –, teve o show histórico de Alceu Valença, entre outras atrações, na Praça Brasil.
Foi também na Praça Brasil que aconteceram os shows em comemoração ao aniversário da cidade: entre os dias 16 e 19, o público pôde acompanhar as apresentações de Criolo, Mart’nália, Jorge Vercillo e Ira!, respectivamente.
E ainda teve mais: o Festival de Dança de Volta Redonda realizou sua 34ª edição, enquanto o Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Laranjal, recebeu as apresentações da Orquestra Filarmônica de Volta Redonda, Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Coro Infantojuvenil e Banda de Concerto. A sede do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, no bairro Vila Mury, integrou a programação com o recital do Quarteto de Trombones Gilberto Galliard, e o projeto Palco Sobre Rodas teve sua primeira apresentação da temporada 2025 no Eucaliptal. Houve tempo, ainda, para o sarau “Poesia e Ponto” e inauguração do Painel Artístico Praça Brasil, na Biblioteca Municipal.
No esporte e lazer, Volta Redonda recebeu pela primeira vez uma edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, além de realizar o “Festival Brincar e Aprender” para crianças de 6 a 12 anos inscritas no programa Viva o Esporte. Houve, ainda, as finais da tradicional Copa Diarinho do Vale e a Colônia de Férias de Inverno da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em vários ginásios poliesportivos espalhados pela cidade.