Volta Redonda - O maior festival cultural voltado para o público infantil do Sul Fluminense está de volta. Entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025, Volta Redonda recebe a 16ª edição do Festival GACEMSS da Criança, que este ano também marca as comemorações dos 80 anos do GACEMSS (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), uma das instituições culturais mais tradicionais da região.
Com entrada gratuita, o festival oferece uma programação diversificada que inclui 20 apresentações teatrais, sessões de cinema e uma exposição fotográfica, reforçando seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, a valorização da infância e a formação de novos públicos.
Teatro e Cinema
As apresentações teatrais infantis acontecem no Teatro GACEMSS 1, com sessões em dois turnos: às 8h e 9h45 pela manhã, e às 13h30 e 15h à tarde.
Já o Cine 9 de Abril, considerado o maior cinema da América Latina em capacidade, com 1.505 lugares, recebe sessões de filmes infantis nos mesmos dias, às 8h45 e às 13h45.
Exposição Fotográfica
O Espaço das Artes Zélia Arbex será palco da exposição fotográfica de 4 a 10 de outubro, reunindo registros históricos do Festival GACEMSS da Criança e imagens da edição atual. O espaço ficará aberto diariamente, das 10h às 19h.
Acessibilidade
O festival também reforça seu compromisso com a inclusão, oferecendo sessões com intérpretes de Libras, audiodescrição via aplicativo e estrutura física adaptada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Serviço
Locais: Teatro GACEMSS 1, Cine 9 de Abril e Espaço das Artes Zélia Arbex – Volta Redonda Datas: de 4 a 10 de outubro de 2025 Entrada: gratuita Mais informações e agendamento: www.gacemss.com.br
O Festival GACEMSS da Criança é uma realização do GACEMSS em parceria com o Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com produção da ANI+ Soluções.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.