A média histórica do projeto é de 87,8% de aprovaçãoFoto: Divulgação

Volta Redonda - O Movimento Ética na Política (MEP.VR), de Volta Redonda, iniciou as comemorações da Semana dos Professores com uma homenagem aos educadores voluntários do Pré-Vestibular Cidadão, apresentando o Mapa de Aprovações atualizado, que reúne dados de 25 anos de história do programa. A primeira exibição aconteceu na noite de 13 de outubro, durante as aulas, marcando o início das atividades em homenagem aos docentes.
Criado em 2000, o curso chega ao 26º ano de existência, reafirmando sua missão de promover a inclusão pela educação, com base no voluntariado, na formação cidadã e na extensão universitária.
Durante o evento, o advogado Pedro Paulo Vidal, ex-aluno e atual coordenador da equipe socioambiental do MEP, destacou o impacto social e político do projeto. “O Pré-Vestibular Cidadão já transformou a vida de mais de 900 jovens e adultos, garantindo acesso ao ensino superior e promovendo uma formação humanizada e solidária. O mapa, associado à história do MEP, dialoga com diferentes momentos da política e da realidade social do país”, afirmou.
Reconhecimento e resultados
O Mapa de Aprovações (2001–2025) registra 857 aprovações em cursos superiores e cerca de 70 ex-alunos aprovados em concursos públicos, incluindo bombeiros militares, policiais e servidores. A média histórica do projeto é de 87,8% de aprovação.
O curso é reconhecido pelo Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Estado do Rio de Janeiro e pela Rede de Cursinhos Populares (CPOC) do Ministério da Educação (MEC), além de diversas instituições de Volta Redonda.
Muitos ex-alunos retornam ao MEP como professores e coordenadores, fortalecendo o ciclo de solidariedade e transformação. Entre eles, estão Matheus Mattos, Vitória Fortini e o próprio Pedro Paulo Vidal. O projeto mantém parcerias com universidades como UFF (Campus Aterrado), UGB-FERP, UFMG, entre outras, integrando extensão, pesquisa e cidadania.
Durante a apresentação, estudantes também manifestaram seu reconhecimento. A aluna Alana F. Bonfim destacou: “Gostei muito do histórico e do mapa; nos deu uma visão mais ampla do que é o MEP e do impacto dele na realidade. Anima e provoca a gente a não parar. Parabéns, professores!”. Já Pedro Castilho, do setor de Juventude do MEP, ressaltou: “É muito importante, não apenas para a análise política e social da nossa cidade, mas também como forma de avaliar internamente o Pré-Vestibular Cidadão e pensar novas melhorias.”
Ao longo da Semana dos Professores, o MEP reforça sua homenagem e gratidão aos educadores que, há 26 anos, acreditam no poder transformador do conhecimento e da esperança — sentimento compartilhado pelos estudantes, que retribuem com gestos de reconhecimento e carinho.