Xavi, treinador do Barcelona, e Vitor RoqueDivulgação / Barcelona

 Espanha - O treinador do Barcelona, Xavi, justificou a pouca utilização do atacante Vitor Roque, que não está nos planos do clube para a próxima temporada. Segundo o ex-meia e ídolo blaugrana, o brasileiro está atrás na concorrência do elenco e ainda é um jogador em formação, muito pelo fato de ser trazido ao time antecipadamente para ajudar na sua adaptação.
"Há um debate que, para mim, não faz sentido. (Vitor Roque) é um jogador em formação. Tem jogadores que estão à frente dele e por isso joga menos, é como entendo. Passei a vida inteira com jogadores jovens", declarou Xavi, em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (15).
"A intenção não era que Vitor viesse em dezembro e sim que ficasse lá (no Brasil) e seguisse crescendo. Foi aberta a opção com a lesão de Gavi. Para sua formação, acreditamos que era o melhor (trazer logo), e assim tínhamos a opção de incorporá-lo, para que visse como era o clube", complementou.
Vitor Roque foi contratado por 74 milhões de euros (R$ 410 milhões) pelo Barcelona em julho do ano passado após uma passagem destacável no Athletico-PR. O jogador, de 19 anos, entretanto, foi utilizado em apenas 13 partidas, fez dois gols e teve uma média de 23 minutos por jogo.
Com sua iminente saída do Barcelona, diversos clubes europeus se mostraram interessados pela contratação de Vitor Roque. O Porto e a Inter de Milão aparecem como principais interessados.