O secretário de Esporte e Lazer da equipe campeã, Dinho Meriti (com a bandeira, de óculos), afirma: 'Sempre fizemos atletas profissionais na Baixada. Esse troféu é de São João e vai ser difícil sair daqui!'Erica Martin

Depois de mais de um ano de espera, setembro finalmente trouxe os XXIV Jogos da Baixada 2023, o maior evento socioesportivo da região, uma realização do jornal O DIA, com apresentação do Sesc RJ e apoio da Refit e da Cedae, envolvendo 14 prefeituras da região (Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica). De todas, 13 se fizeram presentes - só Guapimirim não compareceu. Neste ano, todas as modalidades esportivas foram sub-14.
Na classificação final, São João de Meriti, pela primeira vez, foi campeão geral.
O secretário de Esporte e Lazer da cidade, Dinho Meriti, ao receber o prêmio, disse que "hoje a honra é desse time, só fera. A gente faz esporte com tão pouco e o retorno é tão grande. Sempre fizemos atletas profissionais na Baixada. Esse troféu é de São João e vai ser difícil sair daqui!"
O segundo lugar geral ficou com Mesquita.

O secretário municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Kleber Rodrigues, lembrou que "apesar de não sermos campeões, a gente é feliz por isso."
"Este ano não são mais os grandes engolindo os pequenos, são os céleres engolindo os lerdos. Isso mostra o trabalho sério de Mesquita e São João, ambos pequenos. Com todas as lutas, a Baixada mantém a maior atividade socioesportiva do estado."
O terceiro lugar ficou com Duque de Caxias; e o quarto, com a equipe iguaçana.
Segundo o professor André Luís Penudo, de Nova Iguaçu, um dos coordenadores, "para a garotada é muito mais que para a gente. As Olimpíadas da Baixada, como era o nome original, para muitos deles, é a única olimpíada que eles vão participar."
O encerramento e a abertura aconteceram na Vila Olímpica de Mesquita. No primeiro dos dias, 2 de setembro, Marcos Rezende, vice-presidente, do Grupo O DIA de Comunicação lembrou que "sem os atletas, esse evento não existiria. Os atletas são as grandes personalidades."
Marcos também agradeceu os patrocinadores e, em especial, o Sesc RJ e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) - "sem o Sesc isso não teria sido possível" -, a Cedae e a Refit e parabenizou o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, pelo evento.
Já segundo o prefeito, "Mesquita fez 24 anos neste ano, sediar os Jogos foram um presente."
Depois da cerimônia de abertura, o primeiro dos jogos foi o handebol feminino e o vencedor foi... São João de Meriti, que na final venceu Nova Iguaçu de 18 x 13. Em terceiro lugar ficou Paracambi.
Para André Penudo, técnico do Nova Iguaçu, foi gratificante mesmo ficar em segundo lugar: "As duas equipes estavam muito boas, mas eles realmente mereceram."
Já para Robson José, técnico da equipe vencedora, a vitória foi resultado de um trabalho longo de formar cidadãos.
No atletismo feminino, o primeiro lugar ficou com Duque de Caxias (com 112 pontos); Belford Roxo veio em segundo, com a metade: 61; e o terceiro ficou com Nova Iguaçu, que somou 42 pontos. No masculino, São João de Meriti ficou levou ouro (69 pontos); no masculino, São João de Meriti foi campeão (com 69 pontos); Duque de Caxias veio em segundo, com 60; e, fechando o pódio, Paracambi em terceiro, com 45.
O prêmio de melhor atleta geral foi para Maria Luiza Serafim Nascimento Conceição, de Duque de Caxias; e de melhor técnico, para Bruno Lopes, de São João de Meriti.
No domingo, no handebol masculino, a equipe de Mesquita foi campeã, com 12 pontos; Nova Iguaçu, a vice, com 10 pontos; e Paracambi, em terceiro, com oito.
Na premiação, Mesquita não só levou o primeiro lugar como também é da cidade o melhor atleta: Anderson Vinícius de Oliveira Santos.
No basquete masculino, que aconteceu no segundo final de semana no Sesc Nova Iguaçu, Mesquita sagrou-se campeã, vencendo Duque de Caxias (que terminou como vice) por 14 x 10 e somou 12 pontos.
Para o técnico Vitor Bohrer, que treinou a equipe desde o zero, o próximo passo será o Estadual, "mas ainda temos que treinar muito para a conquista".
Mesquita também levou o prêmio de melhor atleta, para Lucas Gustavo.
Em terceiro lugar, ficou a equipe de Nilópolis, com oito pontos, que também levou o prêmio de melhor técnico: Welisson Moura de Melo.
Já no domingo, o futsal masculino recebeu nove equipes, e na final, Magé venceu São João de Meriti, sagrando-se campeão por 2 x 0 e somando 12 pontos. Mesmo vice, São João (que teve 10 pontos) ficou com a medalha de melhor atleta, para Jonathan da Silva. A medalha de melhor técnico foi para o campeão Pedro Paulo, que desenvolve esse trabalho desde 2021.
Nos dias 16 e 17 de setembro, quem recebeu os Jogos foi a Vila Olímpica de São João de Meriti: as meninas do basquete fizeram bonito: na final - jogo duro, aliás, - Caxias venceu Belford Roxo por 9 x 2, sagrando-se a campeã. Além de campeã, Duque de Caxias também levou a medalha de melhor atleta, para o destaque Maria Luíza.
E no domingo, nem o calor de quase 40ºC nem o silêncio sepulcral que tinham que fazer tirou o ânimo da torcida que foi acompanhar alunos e alunas exercitando o cérebro no xadrez.
Concentração foi fundamental para as nove equipes: Belford Roxo, Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Japeri, São João de Meriti, Paracambi e Seropédica. Esta última só participou do masculino e com apenas dois atletas, que, curiosamente, pelo sorteio, jogaram a primeira rodada entre si: os irmãos Miguel Sampaio (vencedor) x Gustavo Sampaio.
Assim como no ano passado, segundo André Luís Penudo, "foram partidas seguindo o método suíço, em que todo mundo concorre com todo mundo: os vencedores entre si e os perdedores também se enfrentam uns aos outros. Foi feito um chaveamento por computador com as equipes". O primeiro dos atletas chamado assumia as peças brancas.
André lembrou que "a competição é individual e por equipe, já que representam a cidade." As partidas eram de 15 minutos. Em caso de empate, entra o relógio para continuar a partida.
A grande campeã do xadrez deste ano foi Mesquita, tanto no masculino como no feminino. Entre as meninas no individual, a cidade levou ouro (com Raphaela Cardoso) e prata (com Clara Silva). O terceiro lugar foi para Larissa Oliveira, de São João de Meriti. Raphaela também levou o prêmio de melhor atleta e o Josimar Barroso de Castro, também de Mesquita, o de melhor técnico.
Com relação ao masculino, no individual, Mesquita também levou o primeiro (com Otávio Laba, que também levou o prêmio de melhor atleta) e segundo lugar (com Guilherme Moura). A medalha de bronze focou para Enzo Silva, de Caxias. Na equipe geral masculino, Mesquita também foi campeã; Caxias, vice; e Belford Roxo ficou em terceiro lugar. Além do prêmio de melhor técnico que foi para Renato Ferreira Barreto, de Mesquita.
Natação teve VAR - No último sábado, dia 23, o Sesc de São João de Meriti recebeu as meninas do vôlei e a natação (feminina e masculina), esta última sob fiscalização tão séria que era acompanhada por um VAR da Ekaza: câmera acoplada a um modem, ligado a um tablet.
Segundo o árbitro Francisco Lamassa, como eram apenas 25 metros, o aparelho auditava somente a chegada.
"Se fossem 50, teria um segundo na virada."
 
 
Deputado quer apresentar projeto dos Jogos da Baixada a ministro do Esporte
O evento de sábado teve também a presença do deputado federal Bebeto (PP-RJ), - que já foi vereador por São João de Meriti por seis mandatos consecutivos - representando o ministro do Esporte André Fufuca, seu correligionario.
"Queremos mostrar esse projeto ao ministro para levar a outros lugares. Mostrar a importância do esporte aos jovens da região, que tem quase 4 milhões moradores, muitos com dificuldade em conseguir bolsa ou patrocínio. Fufuca quer vir ao Rio conhecer as vilas olímpicas."
A primeira prova foram os 100 metros medley feminino. O primeiro lugar ficou com Giovana de Lima Dias, de Nova Iguaçu (1m17s59), com 9 pontos (que, aliás, também levou o prêmio de melhor atleta); a vice foi Anne Alves Siqueira, de São João de Meriti (1m21s90), com 7 pontos; e o terceiro lugar, com Graziele Galvão Menezes, de Queimados (1m28s38), com 6 pontos.
Na sequência, 100 metros medley masculino. O campeão foi Miguel Alonso Santos da Silva, de Nova Iguaçu (1m11s03), com 9 pontos (que também levou o prêmio de melhor atleta); o segundo lugar foi para Nicola dos Santos Marcô, de Nilópolis (1m12s19), com 7 pontos; e o terceiro, para Gabriel Santos, de São João de Meriti (1m14s60), com 6 pontos.
A terceira prova foram 25 metros livre feminino, em que se sagrou campeã Giulia Vitória Mendes Toledo, de Magé (13s62), com 9 pontos; a vice foi Sara Beatriz Silva Oliveira, de Queimados (15s12), com 7 pontos; e o terceiro lugar, Maria Luiza Queiroz de Lima (16s00), também de Queimados, com 6 pontos.
Depois foi a vez masculina da mesma modalidade: Gustavo Nascimento Virgilio, de Queimados (12s94), foi campeão, com 9 pontos; João Pedro Avelino dos Santos, de Queimados (13s41), foi vice, com 7 pontos; e Marlon Davi Andrade Santos, de São João de Meriti (13s69), ficou no terceiro lugar, com 6 pontos.
Nos 25 metros peito feminino, a campeã (de novo) foi Giovana de Lima Dias, de Nova Iguaçu (16s44), com 9 pontos; a vice, Maitê do Carmo Junior, de São João de Meriti (22s34), com 7 pontos; e o terceiro lugar foi para Vitória Rebeca dos Santos, de Queimados (22s72), com 6 pontos.
Nos 25 metros peito masculino, o campeão foi Arthur Damasceno Figueiredo, de Nova Iguaçu (15s72), com 9 pontos; o vice, Nicola dos Santos Marcô, de Nilópolis (16s12), com 7 pontos; e o terceiro lugar foi para Juan Menezes do Nascimento, de Queimados (17s72), com 6 pontos.
No revezamento 4 x 25 metros livre feminino, o primeiro lugar foi para a equipe de Nilópolis (1m13s87), com 18 pontos; Queimados (1m17s72) veio em segundo, com 14 pontos; e o terceiro lugar foi para a Equipe de Paracambi (1m18s03), com 12 pontos.
No revezamento 4 x 25 metros livre masculino, o primeiro lugar foi de Nova Iguaçu (54s22), com 18 pontos; o segundo, de Queimados (58s97), com 14 pontos; e o terceiro, de São João de Meriti (59s37), com 12 pontos.
Nos 25 m costas feminino, a campeã foi Geovana da Silva Veiga, de Nilópolis (18s29), com 9 pontos; a vice, Sara Beatriz Silva Oliveira, de Queimados (18s79), com 7 pontos; e o terceiro lugar, Anna Luiza Sales de Araújo, também de Queimados (22s75), com 6 pontos.
Na prova masculina dos 25 m costas, Miguel Alonso Santos da Silva, de Nova Iguaçu (15s20), ficou em primeiro, com 9 pontos; Arthur Muniz, de Mesquita (17s16), ficou em segundo, com 7 pontos; e João Felipe Araújo, de Paracambi (18s03), com 6 pontos, fechou o pódio.
Nos 25 m borboleta feminino, Giulia Vitória Mendes Toledo, de Magé (14s16), com 9 pontos, foi a campeã; Anne Alves Siqueira, de São João de Meriti (14s87), com 7 pontos, a vice; e Maria Luiza de Queiroz Lima, de Queimados (16s71), com 6 pontos, ficou em terceiro.
A 12ª prova foi 25 m borboleta masculino e o campeão foi Wladimir de Almeida Borges, de Nilópolis (13s68), com 9 pontos; o vice, Gabriel Santos, de São João de Meriti (14s68), com 7 pontos; e em terceiro ficou Gustavo Nascimento Virgilio, de Queimados (15s06), com 6 pontos.
Na penúltima prova, o revezamento 4 x 25 m 4 estilos feminino, a equipe de Queimados foi campeã (1m14s50), com 18 pontos; São João de Meriti foi vice (1m20s00), com 14; e Mesquita ficou em terceiro (1m27s94), com 12 pontos.
Na última prova, o revezamento 4 x 25 m 4 estilos masculino, houve dois campeões: o primeiro lugar ficou empatado entre São João de Meriti e Queimados. Ambas equipes fizeram em rigorosos 1m09s00), com 16 pontos. O terceiro lugar ficou com Mesquita (1m10s00), com 12 pontos.
No resultado geral feminino, Queimados ficou em primeiro lugar, com 85 pontos; São João de Meriti em segundo, com 58 pontos; e Nilópolis fechando o pódio, com 41.
No geral masculino, Queimados lidera, com 75 pontos; São João de Meriti vem em segundo, com 60 pontos; e Nova Iguaçu ficou em terceiro, com 53 pontos
O professor Antônio Prazeres, coordenador dos Jogos da Baixada desde a primeira edição, creditou o bom desempenho de Queimados aos excelentes resultados da escola Golfinhos da Baixada, já há alguns anos.
No vôlei feminino, Nova Iguaçu ganhou de São João de Meriti por 2 sets a 0, aos gritos de "U-hu, Nova Iguaçu". E Mangaratiba ficou em terceiro lugar no vôlei feminino.
Segundo Dinho Meriti, que também parabenizou a equipe campeã de Nova Iguaçu, "só termos chegados ao segundo lugar nos faz campeões, sim".
Para Prazeres, "Dinho fez um trabalho excepcional".
Nova Iguaçu não só foi campeã como levou o prêmio de melhor atleta (para Gabriella Rodrigues) e de melhor técnico (para João Scoralick).
E no domingo, foi a vez do vôlei masculino na Vila Olímpica de Mesquita: São João de Meriti foi o campeão, vencendo Mangaratiba (que ficou como vice) por 2 sets a 1, aliás, com um segundo set apertadíssimo, que foi até 27. Mesquita ficou em terceiro lugar.
Aliás, o segundo set da final foi tão páreo duro que os dois treinadores ganharam o prêmio de melhor técnico: Alessandro Lopes (de São João); e Rosana Ferreira Faria Antunes (de Mangaratiba). É de São João também o título de melhor atleta: Gabriel Sampaio.
Quem perdeu, agora só em 2024 - que, aliás, será Jubileu de Ouro -, e que, segundo Prazeres, "terá modalidade paraolímpica, tanto em natação como em atletismo".
Todos os eventos podem ser acompanhados pelo Facebook e pelo Instagram (@jogosdabaixada).