Amor na bandeira vira meme

Proposta séria de Hans Donner para redesenho do pavilhão ganha as redes

Por

A peça pioneira: degradê nas cores e frase 'para cima' com 'amor'
A peça pioneira: degradê nas cores e frase 'para cima' com 'amor' -

O conceituado designer Hans Donner, autor da marca da Globo e de centenas de vinhetas, propôs mudar a Bandeira do Brasil. Em fórum na cidade mineira de Tiradentes, Donner sugere inverter a direção da faixa e acrescentar 'amor' ao lema positivista 'ordem e progresso'. A empreitada é séria e vem ladeada de abaixo-assinado para que vire lei. Só faltou combinar com as redes sociais, que não perdoaram e providenciaram uma chuva de paródias e memes.

O projeto começou a ser concebido há mais de dez anos. Segundo Donner, o objetivo é sinalizar uma nova visão de país. "Essa ideia expressa um sentimento mais positivo. O objetivo é começar por aí a resgatar a solidariedade que não pode faltar num símbolo da nação", sintetizou. "Quando comecei a fazer design em Viena, uma das primeiras coisas que aprendi foi que uma frase que sobe, para o alto, tem poder. E queremos sinalizar esse poder, essa mudança que é necessária", completou.

O pavilhão atual data de 19 de novembro de 1889 e mantém a 'essência' estrelas foram surgindo no círculo azul conforme a criação dos 27 estados. Com 20 mil assinaturas, o Congresso já pode apreciar a proposta, que precisaria de maioria simples nas duas casas (desde que aprovado em comissões) para fazer valer.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

A peça pioneira: degradê nas cores e frase 'para cima' com 'amor' DIVULGAÇÃO/FÓRUM DO AMAnhÃ
A arte de Romero Britto e parte de hit de Pabllo Vittar deram versão Reproduções da internet
Bronca icônica de um 'gamer' coreano contra o Brasil já era famosa Reproduções da internet
Bomba prestes a explodir foi outra releitura para a proposta de Hans Reproduções da internet
Um gaiato retocou o original do designer e só inseriu um emoji rindo Reproduções da internet
Teve gente que sugeriu trocar o lema positivista por verso de forronejo Reproduções da internet

Comentários