O pontífice insistiu em uma solução pacífica para a Terra Santa
O pontífice insistiu em uma solução pacífica para a Terra SantaAFP PHOTO / Andreas SOLARO
Por
Opapa Francisco voltou a pedir por um fim negociado para solucionar os problemas decorrentes dos conflitos entre Israel e Palestina. O pedido foi feito durante a tradicional mensagem de Natal, na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e acontece poucos dias após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter repreendido os Estados Unidos por unilateralmente reconhecer a cidade como capital de Israel.
O pronunciamento foi assistido por uma plateia de mais de 50 mil pessoas. Durante a mensagem de Natal, o pontífice rezou por "paz para Jerusalém e para todos na Terra Santa" na forma de "dois estados que concordam mutuamente e internacionalmente em ter suas fronteiras reconhecidas". O papa Francisco também elogiou os "esforços de todos aqueles da comunidade internacional inspirados pela boa vontade" para trazer "harmonia, justiça e segurança" para a região.
Publicidade
O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, anunciou, na véspera de Natal, que também vai transferir a embaixada em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém. É o primeiro país a seguir a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recentemente determinou a mudança.