Segundo Paulo Cirino, da Superintendência do INSS, o objetivo da plataforma que será liberada em abril é dar mais rapidez aos processos - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Segundo Paulo Cirino, da Superintendência do INSS, o objetivo da plataforma que será liberada em abril é dar mais rapidez aos processosMarcio Mercante / Agencia O Dia
Por MARTHA IMENES

O INSS Digital será realidade para segurados do Rio e Grande Rio já em março. Com isso, a expectativa do instituto é desafogar a demanda, que hoje conta com 17 mil processos em análise em todo Estado do Rio de Janeiro e antecipar os agendamentos, que hoje levam em média 4 meses para ocorrer. A informação foi passada ao DIA por Paulo Cirino, da Superintendência Regional II do INSS, que é responsável pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Outra vantagem do INSS Digital, segundo informou Cirino, é possibilitar que os segurados façam todo o primeiro passo da concessão de benefícios previdenciários, tais como requerimento de aposentadoria, salário-maternidade, por exemplo, sem sair de casa.

No endereço eletrônico, (sem utilizar o www), https://meu.inss.gov.br, os segurados terão, inclusive, como enviar cópia digitalizada de documentos necessários para concessão de serviços e benefícios.

De acordo com Cirino, a ferramenta vai desafogar o fluxo de atendimento nas agências. Outra medida que também está em andamento com esse objetivo é o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que o INSS vai assinar nos próximos dias com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A partir de agora os advogados poderão dar entrada nos benefícios previdenciários pelo próprio escritório. O INSS Digital terá um campo exclusivo para as empresas que firmarem esse convênio com a autarquia. "Nosso objetivo é de que apenas os (segurados) excedentes procurem as agências", avalia Cirino.

Senha na Internet

Antes de qualquer acesso à pagina, é importante ressaltar que todos os serviços das plataformas digitais são feitos por meio de uma senha feita diretamente na internet. Pelo Meu INSS, que pode ser acessado pelo computador ou celular, é possível acompanhar todas as informações do tempo de serviço, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

No portal, o segurado tem como acessar o histórico de crédito, carta de concessão, declarações do benefício e de regularidade do contribuinte individual, além de consultar a revisão de benefício, entre outros.

Os brasileiros que moram fora do Brasil também podem acessar o Meu INSS pelo site ou celular, para visualizar, por exemplo, extrato de pagamentos. Para esses processos é necessário cadastro de senha. Caso o segurado não consiga criar um código, ele deve tentar novamente após 24 horas, uma vez que não é possível ligar no 135 fora do país.

 

Senha de acesso pela internet
Publicidade
Consulta ao extrato de pagamento do mês, atualização de endereço, acompanhamento de pedidos de benefício, revisão e simulação para quem está prestes a se aposentar, por exemplo, estão disponíveis no endereço eletrônico na internet www.servicos.inss.gov.br.
Para o segurado que ainda não dispõe de senha e login é preciso fazer um cadastro para ter acesso ao sistema. O trabalhador deve clicar no ícone cadastrar senha. Nele, aparecerão campos onde devem ser colocados o número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e naturalidade. Caso o cadastro dê erro, é preciso ligar para a central 135 e fazer as atualizações.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários