Igreja Nossa Senhora do Rosário de MambucabaDivulgação/PMAR

Angra dos Reis- A comunidade do bairro Mambucaba em Angra dos Reis/RJ, na Costa Verde , está em festa, em comemoração aos 160 anos de fundação. A sua história carregada de fé e devoção a Nossa Senhora do Rosário tem se fortalecido ao longo desses anos. Na programação tem missa solene, citação de poesias, música e o tradicional corte do bolo, na igreja que recebe o nome da Santa. (Confira abaixo toda a programação).
 
Final de semana com programação em Mambucaba - Divulgação/Organização Evento
Final de semana com programação em MambucabaDivulgação/Organização Evento
História
Segundo a história, a adoração a Santa, vem desde os primeiros Colonos, em 1612 quando Antônio Pedrosa de Alvarenga constrói um engenho de cana e uma Capela em seu louvor. Já em 1770, ainda no ciclo da cana, o Capitão Manuel da Cunha de Carvalho constrói em sua fazenda, onde hoje é a pracinha da Vila Histórica de Mambucaba, uma igreja, também em louvor a Nossa Senhora do Rosário de Mambucaba. Em 1802 a igreja se transforma em Paróquia.
Com a chegada do ciclo do café, 1812 a 1867, a parada era obrigatória e a igreja não comportava tanta gente que vinha à Mambucaba vender seu café e comprar mercadorias. O que trouxe preocupação, uma vez que a igreja já não comportava uma multidão, pelo espaço e também sua estrutura as madeiras muito velhas poderia trazer perigo aos fieís. Por conta disso Inicia-se a obra que durou 29 anos, e a igreja é inaugurada com apenas uma torre, por falta de verba. A nova estrutura, que já sofreu alguns reparos permanece até hoje .
Assim, em 27 de maio de 1863, é inaugurada a atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Mambucaba. “ Uma festa simples, sem recursos, mas com muito amor à Cultura, Respeito ao Patrimônio e fé” – disse o professor Cagério , que convida toda a população para a festa à partir das 20h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Mambucaba.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.