Paulo Ricardo atração da segunda noite do Festival de Música e Ecologia da Ilha GrandeDivulgação/PMAR

Ilha Grande – Neste ano, as mulheres mostraram toda a sua força e foram campeãs em todas as três categorias: Livre (Prêmio Maestro Galloway), Ecologia (Prêmio Marcelo Russo) e Melhor Intérprete, do 20º Festival de Música e Ecologia da Baía da Ilha Grande - evento que movimentou a Vila do Abraão, (Ilha Grande), em Angra dos Reis/RJ, nesse final de semana.

Danielle Valente, de Mangaratiba, foi a grande vencedora do Tema Livre, com a música Sempre Axé. Ela levou para casa R$ 5.000 em prêmio, mas afirmou que sua maior vitória foi conseguir expor, por meio de suas canções, o que sente e pensa.

No total, 12 canções participaram da disputa (houve duas desistências em cima da hora). Os vencedores foram escolhidos pelo trio de jurados formado por Edu Nascimento, coordenador da representação estadual do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro; Sérgio Coelho, compositor, cantor, violinista e produtor musical há mais de 40 anos, e Alexandre Costa, músico angrense, estudante de música desde os cinco anos de idade.

- O festival este ano recebeu mais de 300 canções, e a qualidade e diversidade das músicas deram trabalho aos jurados. Não foi tarefa fácil escolher os vencedores entre tanta gente talentosa – destacou o secretário de Eventos,JoãoWilly.
No sábado,9, quem comandou a noite foram os cantores George Israel - atração do sunset, às 18h, e Paulo Ricardo mais tarde após as apresentações das 14 músicas finalistas. O encerramento do evento ficou com a tradicional Violada Caiçara, formada por artistas da Ilha Grande.
Noite de sexta, 7, abertura do evento
Milhares de pessoas marcaram presença na primeira noite de shows da 20ª edição do Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, na sexta-feira, 7 de julho, na Vila do Abraão. O show mais aguardado foi o do cantor Toni Garrido, mas além dele o evento contou com as apresentações do coral Nhamandu Mborai, da Aldeia Sapukai, e de Nízio Lopes e Banda.
- Ficamos felizes em ver a grandiosidade que tem o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande. Além de despertar o interesse dos músicos em virem participar, ele atrai muitos turistas e angrenses que todos os anos cruzam o mar para vir curtir os shows – destacou o secretário de Eventos, João Willy.
A programação foi aberta pelo coral indígena Nhamandu Mborai, que apresentou algumas canções em sua língua nativa, arrancando aplausos do público.
Toni Garrido foi pontual e, às 22h30, subiu ao palco montado à beira-mar com uma energia que contagiou a todos logo nos primeiros acordes. Conectado com o público, o ex-vocalista do Cidade Negra, fez questão de exaltar a Ilha Grande, suas belezas naturais e povo acolhedor.
- É uma bênção divina estar aqui hoje cantando, já que tantas vezes eu vim aqui com uma mochila nas costas pensando que vida podia ser um pouco melhor, pensando que um dia eu poderia ser feliz com o meu trabalho e hoje estou aqui no lugar em que eu sonhava. Sabe aquelas coisas legais? Foi aqui que eu pensei nisso tudo. Então, é uma honra pra mim estar aqui de volta – contou Toni.
O repertório do show foi uma mistura de grandes sucessos do Cidade Negra, como “A estrada”, “Girassol” e “Firmamento” e clássicos de outros artistas, entre eles Paralamas do Sucesso e Lulu Santos. Contagiado pela energia da plateia, Toni só deixou o palco depois de cantar por quase duas horas. Engajado em causas ambientais, o cantor deixou isso bem claro com as mensagens que pontuaram sua apresentação.
Nízio Lopes e Banda, talentos da terra, fecharam a noite, apresentando grandes sucessos do pop e MPB.
- Fiquei muito feliz com o convite, nunca tinha feito um show completo na Ilha Grande. Agradeço a Prefeitura pela oportunidade. Tocar aqui hoje é a realização de um sonho – disse Nízio Lopes.
O movimento na Estação do Abraão tem sido enorme. De escuna, barca, flexboats, o importante é chegar para curtir a festa e as belezas naturais da Ilha Grande, Patrimônio Mundial da Unesco, que encantam turistas e moradores.
- É minha primeira vez em Angra e estou achando tudo maravilhoso. Chegamos ontem e curtimos o show, foi maravilhoso. Já penso em voltar – afirmou Mônica Vilanova, moradora de Porto Alegre.
O festival continua hoje à noite. George Israel será a atração do sunset, às 18h, e mais tarde acontecem as apresentações das 14 músicas finalistas e show do cantor Paulo Ricardo. Amanhã o encerramento do evento será com a tradicional Violada Caiçara, formada por artistas da Ilha Grande. (Confira a programação).
PROGRAMAÇÃO:
Sábado – 8 de julho
18h – Sunset com George Israel
20h30 – Apresentações das 14 músicas finalistas
23h30 – Show com Paulo Ricardo
Domingo – 9 de julho
21h – Violada Caiçara
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.