Equipe gaúcha busca o Bicampeonato Brasileiro na Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis
Com velejador olímpico barco terá a forte concorrência de equipe de Santos e também dois barcos argentinos no evento que começa nesta quinta (7) com disputa das regatas na baía de Angra
Crioula na disputa em Angra ano passado retorna com força em busca do Bicampeonato - Divulgação/ Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias+
Crioula na disputa em Angra ano passado retorna com força em busca do BicampeonatoDivulgação/ Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias+
Angra dos Reis - A equipe gaúcha do Crioula 52, do moderno barco TP-52, do Veleiros do Sul, com um time modificado garante lutar pelo bicampeonato Brasileiro na classe ORC, a mais prestigiada do mundo da Vela de Oceano. O Campeonato ocorre durante a Semana de Vela de Angra dos Reis, que acontece entre os dias (7) e (10)de setembro, com sede no Angra dos Reis Marina Clube. O evento tem a parceria da Prefeitura de Angra dos Reis.
O time comandado por Eduardo Plass terá como tático Samuel Albrecht, medalhista pan-americano e com participações nos últimos Jogos Olímpicos na classe Nacra-17. A equipe é a atual campeã brasileira após o título conquistado em Florianópolis (SC) no ano passado. Ele destaca que Angra dos Reis é uma das casas da equipe: "A expectativa é grande, Angra é digamos a nossa casa, onde o barco fica guardado onde nosso comandante tem casa. Conseguimos ficar alojados, todos na mesma casa então é muito legal e as condições de Angra são bem legais para o barco velejar com água lisa, região muito bonita com vento muito oscilante o que é um desafio para os táticos tomarem as melhores decisões e no tempo certo" - disse Albrecht que aponta fortes concorrentes na luta pelo bicampeonato nacional e pelo troféu da Semana de Vela de Angra dos Reis.
"Todo mundo quer derrotar o Crioula e estaremos preparados. Teremos grandes adversários como o Phoenix, os dois da Argentina, o Sandokan e o Katara, barcos bem competitivos além do Rudá, barco que pode surpreender. Angra dos Reis é uma raia onde muita coisa pode acontecer. Acho que será um Campeonato muito bem disputado" - destacou Albrecht que apontou a tripulação modificada para a disputa: "Nossa tripulação está definida. Tivemos quatro alterações em relação à Semana de Vela de Ilhabela. Perdemos um dos trimmers, o proeiro, o navegador e o Hanner. Vamos sentir falta, mas substituímos por velejadores de alto nível e acreditamos que o barco seguirá velejando muito bem" – disse confiante.
Um dos fortes concorrentes é o barco do Iate Clube de Santos (SP), o Phoenix. Após a aposentadoria de Eduardo Souza Ramos, a equipe passou a ser comandada por Fabio Cotrim e Mauro Dottori e também contará com velejadores de peso como Jorge Zarif, quarto lugar na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, com mais duas participações olímpicas e quatro títulos mundiais na classe Finn. Ainda estará Juninho Jesus que faz parte da Seleção Brasileira de Vela da SSL Gold Cup.
"Estamos bem contentes com esse Brasileiro em Angra , ano passado estivemos na regata e nos divertimos muito , o local é maravilhoso e a raia nos surpreendeu com ventos constantes e dias lindos ! O primeiro objetivo que temos é nos divertir ! Quanto ao campeonato brasileiro , temos um time muito experiente, mas ainda estamos buscando ajuste de tripulação, trimagem, velocidade e entendendo melhor o VMG do barco em diversas situações . Sabemos que ainda não tiramos tudo do barco e os concorrentes são muito fortes , vai ser uma briga muito boa” – disse Cotrim, referindo-se ao Crioula , Sandokan, da Argentina, entre outros que mostraram muita força na competição em Ilhabela. “Ainda temos o King , Boto e Ruda além de outros barcos que podem surpreender nas condições de Angra . Vai ser um Brasileiro muito competitivo", destacou .
Até o momento são cerca de trinta barcos na disputa da competição, metade deles para o Campeonato Brasileiro ORC. As disputas na água começam na quinta-feira, dia 7, a partir das 12h, e seguem com regatas diárias até o domingo com a premiação a partir das 18h no Angra dos Reis Marina Clube.
Pequenos velejadores
A quarta-feira(6) foi reservada para a garotada de projetos sociais que navegaram na ação social promovida pelo evento. Foram vinte pequenos velejadores das classes Optimist e laser, sendo quatro do Projeto Grael de Mangaratiba, quatro da Escola de Vela do Angra dos Reis Marina Clube, cinco do Instituto Náutico Paraty e sete da Escola Social Náutica Ilha Grande. A largada foi na Baía do Colégio Naval. A finalização do evento foi com almoço no Angra dos Reis Marina Clube e premiação.
Lembrando que ao término de todos os dias de regata haverá shows com Rock e Blues, DJ e Canoa de Cerveja para os participantes.
Lançamento do livro
Além da parte esportiva e shows o evento também tem programação literária. Foi lançado no auditório do colégio Naval, nessa semana, o livro do velejador angrense, Felipe de Assis - que conta a sua história desde a primeira travessia oceânica, trazendo um veleiro dos Estados Unidos para o Brasil, enfrentando furacão, grande tempestade, chegando a ficar à deriva no Triângulo das Bermudas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.