Crioula na disputa em Angra ano passado retorna com força em busca do BicampeonatoDivulgação/ Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias+

Angra dos Reis - A equipe gaúcha do Crioula 52, do moderno barco TP-52, do Veleiros do Sul, com um time modificado garante lutar pelo bicampeonato Brasileiro na classe ORC, a mais prestigiada do mundo da Vela de Oceano. O Campeonato ocorre durante a Semana de Vela de Angra dos Reis, que acontece entre os dias (7) e (10)de setembro, com sede no Angra dos Reis Marina Clube. O evento tem a parceria da Prefeitura de Angra dos Reis.
 
Phoenix na disputa da Semana Internacional de Vela - Divulgação/ Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias+
Phoenix na disputa da Semana Internacional de VelaDivulgação/ Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias+
O time comandado por Eduardo Plass terá como tático Samuel Albrecht, medalhista pan-americano e com participações nos últimos Jogos Olímpicos na classe Nacra-17. A equipe é a atual campeã brasileira após o título conquistado em Florianópolis (SC) no ano passado. Ele destaca que Angra dos Reis é uma das casas da equipe: "A expectativa é grande, Angra é digamos a nossa casa, onde o barco fica guardado onde nosso comandante tem casa. Conseguimos ficar alojados, todos na mesma casa então é muito legal e as condições de Angra são bem legais para o barco velejar com água lisa, região muito bonita com vento muito oscilante o que é um desafio para os táticos tomarem as melhores decisões e no tempo certo" - disse Albrecht que aponta fortes concorrentes na luta pelo bicampeonato nacional e pelo troféu da Semana de Vela de Angra dos Reis.
"Todo mundo quer derrotar o Crioula e estaremos preparados. Teremos grandes adversários como o Phoenix, os dois da Argentina, o Sandokan e o Katara, barcos bem competitivos além do Rudá, barco que pode surpreender. Angra dos Reis é uma raia onde muita coisa pode acontecer. Acho que será um Campeonato muito bem disputado" - destacou Albrecht que apontou a tripulação modificada para a disputa: "Nossa tripulação está definida. Tivemos quatro alterações em relação à Semana de Vela de Ilhabela. Perdemos um dos trimmers, o proeiro, o navegador e o Hanner. Vamos sentir falta, mas substituímos por velejadores de alto nível e acreditamos que o barco seguirá velejando muito bem" – disse confiante.

Um dos fortes concorrentes é o barco do Iate Clube de Santos (SP), o Phoenix. Após a aposentadoria de Eduardo Souza Ramos, a equipe passou a ser comandada por Fabio Cotrim e Mauro Dottori e também contará com velejadores de peso como Jorge Zarif, quarto lugar na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, com mais duas participações olímpicas e quatro títulos mundiais na classe Finn. Ainda estará Juninho Jesus que faz parte da Seleção Brasileira de Vela da SSL Gold Cup.

"Estamos bem contentes com esse Brasileiro em Angra , ano passado estivemos na regata e nos divertimos muito , o local é maravilhoso e a raia nos surpreendeu com ventos constantes e dias lindos ! O primeiro objetivo que temos é nos divertir ! Quanto ao campeonato brasileiro , temos um time muito experiente, mas ainda estamos buscando ajuste de tripulação, trimagem, velocidade e entendendo melhor o VMG do barco em diversas situações . Sabemos que ainda não tiramos tudo do barco e os concorrentes são muito fortes , vai ser uma briga muito boa” – disse Cotrim, referindo-se ao Crioula , Sandokan, da Argentina, entre outros que mostraram muita força na competição em Ilhabela. “Ainda temos o King , Boto e Ruda além de outros barcos que podem surpreender nas condições de Angra . Vai ser um Brasileiro muito competitivo", destacou .
Premiação das crianças na Semana Internacional de Vela - Divulgação/Evento
Premiação das crianças na Semana Internacional de VelaDivulgação/Evento

Até o momento são cerca de trinta barcos na disputa da competição, metade deles para o Campeonato Brasileiro ORC. As disputas na água começam na quinta-feira, dia 7, a partir das 12h, e seguem com regatas diárias até o domingo com a premiação a partir das 18h no Angra dos Reis Marina Clube.
Pequenos velejadores
A quarta-feira(6) foi reservada para a garotada de projetos sociais que navegaram na ação social promovida pelo evento. Foram vinte pequenos velejadores das classes Optimist e laser, sendo quatro do Projeto Grael de Mangaratiba, quatro da Escola de Vela do Angra dos Reis Marina Clube, cinco do Instituto Náutico Paraty e sete da Escola Social Náutica Ilha Grande. A largada foi na Baía do Colégio Naval. A finalização do evento foi com almoço no Angra dos Reis Marina Clube e premiação.
Pequenos velejadores do projeto social participam da Semana Internacional da Vela - Divulgação/Evento
Pequenos velejadores do projeto social participam da Semana Internacional da VelaDivulgação/Evento
As classes convidadas para a disputa são, além da ORC, a BRA-RGS, A RGS Clássicos, Bico de Proa , Cruzeiro e Multicasco. Informações https://inscricoes.corridaeaventura.com.br/event/regata-a-vela/752-1-aviso-de-regata-semana-de-vela-de-angra-dos-reis-2023.
Lembrando que ao término de todos os dias de regata haverá shows com Rock e Blues, DJ e Canoa de Cerveja para os participantes.
Lançamento do livro
Além da parte esportiva e shows o evento também tem programação literária. Foi lançado no auditório do colégio Naval, nessa semana, o livro do velejador angrense, Felipe de Assis - que conta a sua história desde a primeira travessia oceânica, trazendo um veleiro dos Estados Unidos para o Brasil, enfrentando furacão, grande tempestade, chegando a ficar à deriva no Triângulo das Bermudas.