Alunos da escola municipal Bilíngue Educação de Surdos( EMBES) em Angra dos Reis sendo orientados a como agir em situações de riscoDivulgação/Redec 4 Costa Verde
Costa Verde - Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira (21), a Defesa Civil Estadual realizou uma série de simulados de desocupação em instituições de apoio às pessoas com transtornos e deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas.
A iniciativa, inédita no Brasil tem como objetivo instruir alunos, equipe pedagógica e equipe de apoio para lidar com situações de emergência, como incêndios e desastres naturais.
Em todo o Estado, cerca de 2 mil pessoas de 20 unidades de ensino foram mobilizadas a participarem dos simulados. Na capital, a ação aconteceu no Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional Favo de Mel, da Faetec, localizado na Rua Clarimundo de Melo, 847. A unidade oferece capacitação profissional para jovens com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em Angra dos Reis/RJ, na costa verde, agentes das Defesas Civis estadual e municipal, e do Corpo de Bombeiros (10º GBM) – lembraram a data. As atividades coordenadas pela Redec 4 – Costa Verde foram realizadas na escola municipal Bilingue Educação de Surdos ( EMBES), no Parque das Palmeiras, com a participação de cerca de 50 pessoas entre alunos e funcionários.
O exercício simulou uma situação de emergência com a necessidade de evacuação das pessoas do local de emergência para uma área segura. O objetivo, que é de garantir a segurança de todos, sem restrições, foi alcançado. “As atividades são direcionadas para os públicos específicos atendidos por cada instituição. Nossa missão é ensinar como prevenir, identificar e agir em situações de risco, avaliando as peculiaridades de cada grupo. Esse é só o projeto-piloto. Ano que vem pretendemos ampliar a capilaridade, beneficiando ainda mais pessoas - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro.
Na capital
Os exercícios de simulação no Rio de Janeiro foi realizado pela Defesa Civil estadual no Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional Favo de Mel, da Faetec, na Rua Clarimundo de Melo, 847. A unidade oferece capacitação profissional para jovens com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.