Camila Morgado volta ao teatro, depois de 11 anos distante dos palcos. Foto Divulgação

Camila Morgado na estreia da Festa de Teatro de Angra
Apresentações de “A Falecida”, clássico de Nelson Rodrigues, acontecem na tenda montada na Praia do Anil
Angra dos Reis – A peça “A Falecida” clássico de Nelson Rodrigues, com apresentação de Camila Morgado abre nesta sexta-feira (13) a Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis/RJ. A Fita acontecerá entre os dias (13) e (29) de outubro e tem o patrocínio da ENEL Distribuição Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Eventos da Prefeitura de Angra dos Reis, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Escrito há exatos 70 anos, (1912-1980), o clássico teatral A Falecida, de Nelson Rodrigues, ganha uma nova montagem dirigida e idealizada por Sergio Módena e protagonizada por Camila Morgado, que volta ao teatro depois de 11 anos distante dos palcos.
O espetáculo estreou no dia 18 de agosto no Sesc Santo Amaro, para uma temporada até 1º de outubro, e já nas primeiras semanas alcançou um grande sucesso de público e crítica.
Protagonizando a peça ao lado de Camila Morgado está Thelmo Fernandes, com uma vasta experiência em torno da obra do autor. A montagem conta ainda com Stela Freitas como atriz convidada. E também os atores Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Thiago Marinho e Alan Ribeiro.
SOBRE A PEÇA - A Falecida narra o plano da tuberculosa e frustrada Zulmira, que sonha em ter um enterro cheio de luxo e pompa. Dessa forma, ela causaria inveja em sua prima e vizinha Glorinha, com quem nem fala mais e tem uma relação inexplicável de competição.
Um pouco antes de morrer, Zulmira pede para seu marido Tuninho, que está desempregado e gasta todo o dinheiro com apostas, procurar o milionário Pimentel. Ela quer que o empresário pague para ela um enterro de 35 mil contos – o que beira o absurdo, uma vez que, na época, os funerais custavam menos de um conto.
Logo depois da morte de Zulmira, ainda sem saber como ela conheceu Pimentel, Tuninho vai à mansão dele descobre que o rico empresário e sua esposa eram amantes. O marido traído ameaça contar tudo para um jornal inimigo de Pimentel e consegue arrancar dele uma pequena fortuna. Tu ninho, então, dá à Zulmira um enterro “de cachorro” e aposta todo o resto do dinheiro.
SOBRE A FITA - As apresentações dos espetáculos selecionados vão acontecer em dois espaços. Um deles é a já tradicional tenda, que este ano terá capacidade para 700 espectadores, e o Teatro Municipal, com capacidade para 210 espectadores.
A edição deste ano terá quatro categorias: Mostra de Sucessos, que ocupará a tenda; Sessão Cult, com espetáculos intimistas ou experimentais, apresentados no teatro; a Sessão Comédia, com apresentações de humor que acontecerão na tenda, após as apresentações principais, e, por fim, a já tradicional Fitinha, com produções infantis distribuídas entre os dois espaços do evento.