Prefeito de Angra pede ajuda ao Estado para sanar prejuízo causado pelas chuvas Divulgação/PMAR
Angra dos Reis - A Prefeitura de Angra dos Reis, na costa verde, decretou situação de emergência, na tarde deste neste sábado (5) por conta das fortes chuvas que atingem o município, desde a tarde dessa sexta-feira (4). O volume acumulado ultrapassou os 324 mm em 24h e 357mm em 48h, provocando alagamentos, deslizamentos, transbordamento de rios e danos em diversas áreas da cidade.
Com o decreto, o município pode acessar recursos estaduais e federais, realizar compras emergenciais, convocar voluntários e adotar medidas imediatas de proteção à população, como evacuação de áreas de risco e uso de propriedades em situações emergenciais.
Até o momento, Angra contabiliza, 346 pessoas desalojadas. Alertas por meio de SMS ou sirenes foram acionados em 46 bairros. Em todo o município, 36 pontos de apoio estão em funcionamento, incluindo quatro abrigos distribuídos em escolas municipais e igrejas.
A Prefeitura mantém contato direto com o Governo do Estado para garantir o apoio necessário. Nesta tarde, o prefeito Cláudio Ferreti falou por telefone com o governador Cláudio Castro para alinhar ações e intensificar os esforços conjuntos voltados à proteção e ao atendimento da população.
AÇÕES NAS RUAS
Mais de 60 funcionários, sete caminhões, oito retroescavadeiras e uma escavadeira da Prefeitura estão nas ruas para minimizar os problemas causados pela chuva. Até às 13h, a Secretaria de Serviço Público já tinha atuado em mais de 10 bairros. A maior parte das ações foram a retirada de pequenas barreiras e árvores caídas em vias públicas, desobstrução de redes de águas pluviais, retirada de entulhos e limpeza de calçadas.
Duas equipes do setor de engenharia da Defesa Civil estão realizando vistorias em imóveis nos bairros. Até o momento, 27 vistorias foram realizadas, com três interdições.
RECOLHIMENTO DE DONATIVOS
A Prefeitura está recebendo donativos das 9h às 16h para as famílias atingidas pelas chuvas. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para pets.
Pessoas físicas podem fazer as doações na Secretaria de Desenvolvimento Social (Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, no Centro) ou no galpão do Almoxarifado da Prefeitura (Rua Prefeito João Gregório Galindo, 6511, Aeroporto/Japuíba).
Pessoas jurídicas devem entregar os donativos nos galpões do Almoxarifado da Prefeitura localizados na Rua Leandro José de Figueiredo, 22, na Praia do Anil; e na Alameda Coronel Otávio Brasil, 253b, no Balneário.
SERVIÇOS DE SAÚDE
Alguns atendimentos em serviços de saúde de Angra foram temporariamente suspensos. As unidades da Estratégia de Saúde da Família dos bairros Belém, Bracuí, Parque Mambucaba, Camorim Grande e Jacuecanga estão fechadas neste sábado.
Os atendimentos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) também serão reagendados. Todos os pacientes serão informados sobre as novas datas.
As unidades de emergência (UPA/SPA) seguem funcionando normalmente, com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.
A exceção é o SPA do Parque Mambucaba, que está com os atendimentos temporariamente suspensos. Neste bairro, os usuários devem acionar o SAMU (192) e, conforme a necessidade de cada caso, os pacientes estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), SPA do Frade ou Hospital da Praia Brava. O Corpo de Bombeiros também auxilia na transferência de pacientes para o Hospital da Praia Brava. Equipes já atuam no local para restabelecer o funcionamento da unidade.
TRANSPORTE COLETIVO
A linha intermunicipal de ônibus Angra-Rio, operada pela empresa Costa Verde, Angra-Paraty, operada pela Colitur e as linhas interestaduais Angra-São Paulo, operadas pela Reunidas e Primar, estão inoperantes.
CONTATOS DEFESA CIVIL
Devido à alta demanda, o número 199 da Defesa Civil pode apresentar instabilidade neste momento. Outras linhas também estão disponíveis para atendimento à população: (24) 3365-4588 e (24) 3377-7991 ou 193 Corpo de Bombeiros.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.