Marina de Paiva aos 12 anos de idade é destaque da natação angrenseDivulgação/Atleta

Angra dos Reis - Não é novidade que Angra dos Reis, na costa verde, é considerada um celeiro de atletas na história do esporte do município.  Na natação grandes talentos também são revelados. A cidade sempre foi muito forte na modalidade e ao longo de quase quatro décadas, foi representada em competições no mais alto nível e com conquistas de muitos pódios.
Marina de Paiva - Divulgação/Atleta
Marina de PaivaDivulgação/Atleta
 
Um exemplo desses é a atleta Marina de Paiva, de apenas 12 anos, já conquistou medalhas e garantiu lugar no pódio. Cria da natação do CEPE (Clube dos Empregados da Petrobras), teve o seu talento lapidado pelos professores Celso e Artur. Ela também foi treinada por Bruna Godoi, na Aquática/Aquidabã. Atualmente, ela é treinada por Tiago Esvobda, na piscina do Clube Campestre, em Mambucaba.
Marina é especialista no crawl (livre) e peito, mas tem melhorado bastante sua técnica no nado borboleta e acredita que em breve estará também bem preparada para competir neste estilo. Entre as principais competições em que ela já participou, Marina destaca a penúltima etapa do Circuito Estadual Carioquinha, onde disputou três provas no Fluminense e ganhou duas medalhas de ouro (50m livre e 50m peito) e uma prata (200m livre). Ela também venceu na etapa realizada no Vasco da Gama.
Nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, Marina conseguiu uma medalha de prata nos 100m peito, competindo com nadadores de 14 anos, dois acima de sua idade. Ela vem competindo também nos Circuitos Angrense e Sul-Fluminense e seu desempenho é o melhor possível. Ficou na primeira colocação em todas as provas das etapas realizadas até o momento. Marina mora em Praia Brava e está no 7º ano do ensino fundamental no CEI Paraty.
A natação faz parte da vida de Marina desde os seus quatro anos de idade. E o ritmo dos treinamentos é puxado. Marina aperfeiçoa suas técnicas na natação de segunda a sexta, e às vezes aos sábados. Mas como toda atleta dedicada é que pensa em construir uma carreira de sucesso, ela tem cuidados extras com sua alimentação, sendo orientada pela nutricionista Isabel Maimone, que já foi atleta de alta performance.
O emocional familiar também é um ponto positivo na vida da atleta Marina. Os seus pais, Carla e Ivan, têm sido o apoio na vida da jovem atleta. O entusiasmo com a desenvolvimento da filha foi tanto que os dois resolveram também fazer natação. A mãe pratica a modalidade há cerca de 6 meses e o pai voltou a nadar depois de 25 anos longe das piscinas. A família vai estar junta no dia 4 de outubro, na disputa do Circuito Sul-Fluminense, em Barra Mansa.
O seu treinador deseja que ela seja federada, mas ela acha que ainda é cedo e prefere se inscrever somente no ano que vem, pois quer antes completar o ciclo de competições e se preparar um pouco melhor nessa temporada. Mas ela sonha grande e almeja algo bem maior na natação.
Pra divulgar a sua rotina de atleta e falar da natação, ela criou uma página na internet, onde registra a história da modalidade, curiosidades, mensagens motivacionais e dicas sobre produtos, serviços e equipamentos de natação de seus apoiadores. Os conteúdos também revelam conversas com atletas renomados como Bruno Fratus, Ricardo Prado, Nicholas Santos e técnicos renomados. Ela já atingiu neste mês a marca de um milhão e 400 mil visualizações e tem quase 12 mil seguidores.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.