A obra integra 10 praias, com instalação de postes imperiais, rampa de acesso às embarcações, calçadão com 4 metros de largura e 4 pontesDivulgação

Araruama - Já considerada a segunda maior orla urbanizada do estado do Rio de Janeiro, com 10.827 metros de extensão, a Região dos Lagos vai ganhar a partir de agosto uma exposição a céu aberto de 6 réplicas das obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
O projeto audacioso e revolucionário da gestão da prefeita Livia de Chiquinho, com calçadão e ciclovia, vai se tornar mais um cartão-postal do município de Araruama, que tem 638,276km² de área e uma potência no desenvolvimento econômico e na geração de empregos.
O município foi contemplado com um dos maiores patrimônios naturais do estado fluminense: a Laguna de Araruama. A obra integra 10 praias, com instalação de postes imperiais, rampa de acesso às embarcações, calçadão com 4 metros de largura, 4 pontes conectando as praias Salinas x Centro, Pontinha x Amores, Coqueiral x Barbudo e Barbudo x Gavião.
As réplicas de 6 obras do arquiteto Oscar Niemeyer estarão espalhadas em pontos estratégicos da orla, eternizando um pouco da trajetória bem sucedida do profissional, conhecido no mundo inteiro pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília e outras cidades do Brasil.
Já foram instaladas as réplicas do Sambódromo (Praia do Barbudo), do Museu Oscar Niemeyer (Praia do Coqueiral) e do Memorial JK (Salinas Branca). Ainda serão colocadas as réplicas da Catedral de Brasília (Curva da Pontinha), Igreja da Pampulha (perto do Náutico) e Museu MAC (Praia dos Amores).
Com mais de 600 obras, Niemeyer é um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial. “Com certeza, além da importância da obra de paisagismo e de infraestrutura urbana, o projeto vai potencializar ainda mais o turismo em Araruama”, ressaltou a prefeita Livia de Chiquinho.
A obra da nova Orla Oscar Niemeyer será inaugurada no dia 19 de agosto, às 16h30.