O balneário tem apresentado condições favoráveis de balneabilidade, além do crescimento da pesca e aumento dos esportes náuticosMarcelo Figueiredo/Divulgação
Sustentabilidade: prefeita Livia de Chiquinho investe em projetos revolucionários na área ambiental e avança na revitalização da Laguna de Araruama
A Prefeitura tem feito diversos investimentos com foco sustentável, como a distribuição de mudas de plantas, construção de escolas 100% Ecológicas e a inauguração da nova ETE
Araruama - Um dos principais focos da gestão da prefeita Livia de Chiquinho é o compromisso com a preservação e valorização do Meio Ambiente. Por meio de diversos investimentos e atuação constante em iniciativas de cunho ambiental, a Prefeitura de Araruama tem proporcionado que o município da Região dos Lagos conquiste avanços cada vez mais significativos nessa área.
No mês de julho, em parceria com a concessionária Águas de Juturnaíba — pertencente ao grupo Águas do Brasil —, foi inaugurada a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites, que recebeu um investimento de R$31 milhões. A estação foi modernizada e ampliada, recebendo um aumento de 80% da vazão nominal de tratamento, a capacidade de tratar até 220 litros por segundo (l/s) e atender a até 144 mil habitantes.
A nova ETE se destaca como uma das mais sustentáveis do país, possuindo tecnologia para o reaproveitamento total dos resíduos decorrentes do tratamento de esgoto. A iniciativa impacta diretamente na melhoria da Laguna de Araruama — o principal patrimônio natural da cidade.
O balneário tem apresentado condições favoráveis de balneabilidade, além do crescimento da pesca e aumento dos esportes náuticos. A presença de cavalos-marinhos tem sido percebida com frequência nas águas de Araruama, apontada pelos especialistas como mais um indicativo da recuperação da laguna.
A estação conta, ainda, com três lagoas de Wetlands — sistema de tratamento de esgoto que utliza plantas —, uma usina de compostagem para produção de biofertilizante e uma oficina de tijolos ecológicos artesanais. Parte dos resíduos obtidos no processo de tratamento com plantas é direcionada para o projeto social Ecofibras, que promove a capacitação de adolescentes de escolas públicas e pessoas com deficiências intelectuais e motoras através do artesanato.
Outra iniciativa com foco ambiental é a distribuição de mais de 30 mil mudas de plantas nativas, por meio da ação Araruama Verde. E ainda tem o projeto das Escolas 100% Ecológicas. O município possui 6 unidades totalmente adaptadas, com placas solares e reaproveitamento de água da chuva. A prefeita Livia de Chiquinho já anunciou a construção de uma nova Eco Escola na localidade de Ponte dos Leites, que irá abrigar um parque ecológico com usina fotovoltaica. O objetivo é reforçar o compromisso com o Meio Ambiente, pensando em um futuro cada vez mais sustentável.
Já considerada a segunda maior orla urbanizada do estado do Rio de Janeiro, com 10.827 metros de extensão, o município araruamense irá ganhar mais um cartão-postal, que ressalta a beleza da Laguna de Araruama. A obra integra 10 praias e conta com calçadão e ciclovia, além de prestar homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que será eternizado com réplicas de 6 de suas obras espalhadas em pontos estratégicos da orla.
Além de impulsionar o turismo regional, auxiliando no desenvolvimento econômico e na geração de empregos, a nova orla é reflexo do comprometimento com a recuperação da Laguna de Araruama e surge não somente como uma nova atração turística, mas como uma celebração do maior patrimônio natural do município.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.