Prefeita Daniela Soares e o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan AndradeReprodução/Rede social
Foram 12 quilômetros equipados com lâmpadas de LED para melhorar a segurança no trecho, que recebeu do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), a instalação de 250 postes de iluminação. A reforma incluiu, ainda, a construção de uma ciclofaixa.
Os moradores da região comemoraram o aumento da segurança na rodovia, principalmente à noite.
“Para nós isso representa um grande avanço em termos de segurança. Aqui acontecem muitos acidentes e acredito que, com a iluminação, isso vai diminuir. Agora as pessoas vão poder pegar sua bicicleta com mais segurança. Melhorou não só para os condutores mas também para os pedestres,” comemorou a síndica Ariane de Souza Lima.
Já a profissional autônoma Fabiana Antunes Pessoa disse que, antes, a estrada era muito escura, o que gerava insegurança. “Antes dessa iluminação, isso aqui era um breu e agora aumentou muito a visibilidade. Então, melhorou 1.000 %”, vibrou.
O Secretário Uruan Andrade destacou a importância da nova iluminação para a região: “São 12 quilômetros de iluminação em LED, mais 12 quilômetros em ciclovia. Isso é desenvolvimento, é civilidade e dignidade para o nosso povo”, destacou.
SEIOP e Prefeitura assinam termo para construção de Usina de Asfalto
O Secretário de Obras Públicas Uruan Andrade visitou também, em Araruama, o local onde será construída a Usina do Asfalto, uma estrutura de 3 mil metros quadrados que irá beneficiar toda a Região dos Lagos. A instalação da usina será feita pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em parceria com a Prefeitura, que fez a cessão do terreno.
Na ocasião, o Termo de Doação para a construção da usina foi assinado pela prefeita Daniela Soares e pelo secretário Uruan Andrade.
Destinada à manutenção e conservação das rodovias de toda a Região dos Lagos, a Usina do Asfalto será construída em Araruama por ser uma cidade de localização estratégica para atender de forma rápida e eficaz toda a região.
“Essa é mais uma grande parceria que o Estado faz com a Prefeitura: a Usina do Asfalto será construída em um terreno fantástico de 3 mil metros quadrados. 70% dessa região de Araruama não é asfaltada e, agora, o asfalto vai chegar na porta dos munícipes de Araruama”, destacou Uruan.
São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande também receberam investimentos em infraestrutura
E as ações realizadas pelo Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas do Rio de Janeiro (SEIOP), nos municípios da Região dos Lagos não param por aí, trazendo cada vez mais segurança e qualidade de vida para a população.
Em Iguaba Grande, por exemplo, foram seis ruas pavimentadas nos bairros Canela City, Parque Tamariz e São Miguel, com drenagem completa e mais de R$8 milhões investidos.
A dona de casa Inaura Conceição, de 35 anos, agora pedala feliz por seu bairro, Parque Tamariz. “Além da bike, eu tenho o carrinho de bebê da minha filha. Antes do asfalto, eu não conseguia sair com tranquilidade. Era muita lama, poeira no chão e buraco. Agora, melhorou muito!”, sorriu.
Já Auzenir Santos, 64 anos, moradora do mesmo bairro, lembrou que, antes da pavimentação, o local era difícil para se viver. “Era uma área super abandonada, um caos, tinha buracos, o valão transbordava e ninguém podia sair de casa quando chovia. Hoje está esse asfalto maravilhoso”, vibrou. A servidora pública aposentada contou, ainda, que a pavimentação trouxe mais qualidade de vida para sua rotina: “Melhorou a qualidade do ar, porque antes subia muita poeira. Além disso, hoje eu faço caminhadas, o que trouxe muita melhora na minha saúde e bem-estar”, concluiu.
Na Estrada do Sal, importante conexão entre Iguaba Grande e a Via Lagos, estão sendo executadas pavimentação e drenagem de 2,8 quilômetros, com mais de 50% das intervenções já concluídas e investimento de R$ 7 milhões.
O aposentado Francisco de Assis Luna, 82 anos e há sete anos morador da região, comemorou as obras terem chegado ao trecho da estrada em frente à sua casa. “Essa é uma obra importante para a valorização da minha casa. Até hoje, isso aqui era lama pura. O asfalto traz valorização. Essa obra vai beneficiar toda a comunidade”, comemorou.
Já em São Pedro da Aldeia, a SEIOP realizou pavimentação e drenagem nos bairros Estação, Bela Vista e Vinhateiro.
Na porta da Escola Carolina, localizada no bairro Estação, o militar da reserva, Ricardo Duarte, 49 anos, contou que sua filha chegou a perder aulas porque as pessoas não conseguiam chegar à escola quando chovia. “Antes, era lama e barro quando chovia e, quando estava um tempo quente, subia muita poeira. Hoje, é uma tranquilidade”.
A enfermeira Edna da Silva Nascimento, 67 anos, também lembrou o quanto era difícil, antes da pavimentação do bairro, as crianças chegarem à escola. “Era muito ruim isso aqui, acumulava muita sujeira e lama. Era difícil para nós, idosos, subir a rua com as compras, porque escorregava. Hoje, tenho um asfalto lisinho aqui e as crianças até bola jogam na rua”, comemorou.
Todas as obras já entregues e em andamento na Região dos Lagos refletem o compromisso do Governo do Estado, por meio da SEIOP, em promover o desenvolvimento do interior fluminense. “O asfalto é uma coisa maravilhosa, porque devolve dignidade às pessoas”, frisou Uruan Andrade.





Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.