Senador Carlos Portinho (PL-RJ) esteve em Areal na última segunda-feira (28)Divulgação

Areal - O condomínio Carmen Portinho, destinado a 153 famílias vítimas das chuvas de 2011 em Areal, leva esse nome pela articulação feita pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), sobrinho-neto da urbanista. O parlamentar ouviu o pedido do prefeito Gutinho Bernadese se movimentou junto ao Governo do Estado para viabilizar a entrega das obras de infraestrutura necessárias para a inauguração do espaço.
O Governo atendeu a demanda e, nesta segunda-feira (29), o sonho da casa própria foi alcançado, depois de 12 anos de espera. Durante a entrega das chaves para os beneficiados, Portinho se emocionou e aproveitou para lembrar o absurdo que foi aguardar mais de uma década para concluir a obra.
"E a gente pensa que a chuva é o que mais castiga a sociedade. O que mais castigou o nosso Estado do Rio de Janeiro foi a corrupção. A gente não pode esquecer disso porque a chuva nos lembra todo dia dos riscos, mas dilapidaram o caixa do governo do Estado do Rio de Janeiro e por isso todas essas obras ficaram paradas. É bom que se diga isso, roubaram o dinheiro e as obras pararam pela corrupção. Com o governador Claudio Castro, com o nosso querido vice-governador Thiago Pampolha, o Estado do Rio de Janeiro está se recuperando", afirmou.
Cada unidade habitacional tem 39,41 metros quadrados, abrangendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com tanque na parte externa. No condomínio há ainda um parque infantil e espaço de convivência para os moradores.
Para entregar as unidades, o Governo do Estado realizou obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação do acesso, assim como a construção de dois reservatórios de água e uma estação de tratamento de esgoto. A reforma de unidades depredadas e adaptações para portadores de necessidades especiais também fizeram parte das últimas intervenções.