O Melhor Som do MundoFoto: Divulgação

Areal - A partir desta quinta-feira, dia 11, a programação da Mostra CINE+ de Cinema Brasileiro está focada no público infantil. Dez curtas-metragens produzidos em diversas regiões do Brasil serão exibidos em sessões às 9h e 14h nas salas públicas do CINE+ em Areal, Paraty, Guapimirim, Casimiro de Abreu e Itaocara, com entrada franca. As projeções seguem até dia 25 de setembro.

Realizada pela primeira vez e com patrocínio da Enel, a Mostra CINE+ tem como principal objetivo democratizar o acesso à arte para que novos públicos conheçam o cinema nacional. Após as sessões, o público votará em seu curta-metragem favorito. O vencedor de cada categoria, que será anunciado no dia 10 de outubro, receberá uma premiação de R$ 3 mil e, assim como os demais finalistas, um certificado de participação.

Uma comissão de cineastas, críticos, realizadores e estudantes selecionou dez filmes de cada um dos eixos temáticos inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS): Direitos e Justiça Social, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Infâncias e Educação e Imaginários e Representações, entre os 739 curtas-metragens inscritos vindos de todas as regiões do Brasil.
Ações formativas nas salas CINE+

As cidades de Areal, Guapimirim e Casimiro de Abreu recebem também atividades da Residência Cinema Operante, com palestra e curso para jovens a partir de 16 anos, com acompanhamento simultâneo de intérprete de Libras.

O CINE+ Areal promove a palestra "O que vai passar hoje" no sábado, dia 13, às 19 horas, um debate sobre curadoria com a presença de Duarte Dias e Renato Abê, profissionais renomados do audiovisual, e recebe o curso Cabine Viva, no domingo e segunda-feira, dias 14 e 15 de setembro, das 13h às 17h30min.

A Rede CINE+ é uma realização da Cinco Elementos Produções e do Instituto CINE+ com consultoria executiva do Ibero Culturas. Conta com apoio institucional das prefeituras locais. O patrocínio é da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.