"Mexicano" reencontrou a família ontem (15)Divulgação
Cidadão que estava em situação de rua é reintegrado à família pela Assistência Social de Barra do Piraí
"Mexicano", como gosta de ser chamado, não tinha contato com a família há mais de 10 anos
Por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Barra do Piraí promoveu a reintegração familiar de um cidadão que há algum tempo estava em situação de rua no município. O senhor, que gosta de ser chamado de “Mexicano”, reencontrou a família ontem (15).
Desde o início do ano, “Mexicano” vivia nas escadas de uma instituição bancária do município. A equipe de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência Social conversava com ele frequentemente, na tentativa de oferecer serviços públicos e cuidados. “O Mexicano negava todos os serviços que eram ofertados por nossa equipe de abordagem, e mesmo assim insistíamos e continuávamos monitorando”, disse a secretária da pasta, Marina Tinoco
Apesar das negativas, a equipe de abordagem e gestão da Secretaria realizou um amplo trabalho de pesquisa conseguiu localizar sua família na Baixada Fluminense. Marina explica que, durante esse processo, a Assistência Social sofreu duras críticas por não “retirar o homem à força do local”. Todavia, ela lembrou que o serviço não deve ser feito dessa forma.
“Nesses meses, fomos duramente criticados por não retirar ele à força de lá, só que isso não era possível, uma vez que viver nas ruas é um direito dele, de acordo com a Constituição Federal. Foi aí, no silêncio, que entrou todo um trabalho da equipe para localizarmos a família que ele não tinha contato há mais de 10 anos”, destacou.
Marina descreveu o desfecho positivo dessa ação, ressaltando que o trabalho de saída das ruas é “muito complexo e demanda paciência!”
“Entramos em contato com a família que se emocionou e se prontificou a vir imediatamente! Todos viram a felicidade no olhar do Mexicano ao ver os familiares e sentir novamente todo o seu carinho. Todos se emocionaram! Nós trabalhamos sério e estamos na rua trabalhando e mudando vidas! O trabalho de saída das ruas é muito complexo e demanda paciência!”, disse Marina.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki,falou sobre o trabalho realizado e a conclusão: “Estou muito orgulhosa pelo trabalho de excelência que a nossa Assistência Social está construindo. Sem dúvidas essa foi uma linda história, que demonstra o tratamento respeitoso, empático e humanizado que permeia nossas ações. Estou muito emocionada pelo senhor “Mexicano”. Que ele seja imensamente feliz junto à família”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.