Barra do Piraí reforça protagonismo feminino com exposição de artesãs e Workshop Empoderadas
Programação especial da Semana da Mulher antecede a inauguração da Casa da Mulher, novo espaço de acolhimento, proteção e desenvolvimento para as barrenses
Dez artesãs do município expõem seus trabalhos na Casa da Mulher de Barra do Piraí - Foto: Rayná Andrelino/Secom
Dez artesãs do município expõem seus trabalhos na Casa da Mulher de Barra do PiraíFoto: Rayná Andrelino/Secom
Barra do Piraí - A Semana da Mulher em Barra do Piraí começou movimentada, reunindo histórias de força, criatividade e aprendizado. Dez artesãs do município expõem seus trabalhos na Casa da Mulher de Barra do Piraí, em uma mostra que celebra o empreendedorismo feminino e a geração de renda. Peças de crochê, pano de prato, costura criativa, trabalhos em taboa, sabonetes artesanais, velas e bonecas compõem a feira, que segue até quinta-feira, dia 11.
Entre as expositoras está Gisele Corrêa Amaral, há 32 anos no artesanato, que produz biscoitos amanteigados artesanais. Para ela, o espaço é um incentivo fundamental. “É uma das melhores coisas que aconteceram. Quando o nosso trabalho gera renda, a autoestima melhora e a gente fica até mais feliz”, contou.
A artesã Helen Silva, que começou aos 12 anos e hoje produz bonecas, peças em biscuit e o que mais a clientela sonhar, reforça a importância de espaços que ampliam o olhar para o futuro. “A mulher precisa ter independência, não depender de ninguém. Quando a gente conquista as coisas pelo nosso esforço, ninguém segura”, afirmou.
Na terça-feira (9), a Casa da Mulher recebeu o Workshop Empoderadas, ministrado pela professora Camila Monteiro, integrante do programa realizado pelo Governo do Estado. Ela reforçou que o conhecimento é uma das principais ferramentas de proteção. “A mulher precisa se capacitar, buscar informações, aprender a noção de distância, de proteção e como sair de situações de risco sem sofrer lesões. Isso ajuda a proteger a si mesma, suas filhas, netas e irmãs”, destacou.
O encontro reuniu dezenas de participantes, incluindo mulheres que já frequentam atividades da Casa da Mulher. Entre elas, a professora de Geografia Bruna Conceição de Souza, que ministra aulas de autodefesa no projeto Penha Guerreira. Ela conta que o workshop ampliou seus horizontes dentro e fora da escola.
“Eu vejo muitas atitudes machistas no convívio dos alunos, tanto de meninos quanto de meninas, porque isso está enraizado na nossa cultura. O que estou aprendendo na Casa da Mulher me inspira a levar esse debate para a sala de aula e ajudar meus alunos a transformar essa realidade”, disse Bruna.
A programação acontece na nova Casa da Mulher de Barra do Piraí, que será oficialmente inaugurada nesta quarta-feira, às 14h. O espaço foi pensado para oferecer acolhimento, atendimento especializado e oportunidades de desenvolvimento para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A secretária da Mulher, Daniela de Oliveira, destaca que a Casa chega para preencher uma demanda histórica.
“Esse é um espaço que nasce para cuidar de verdade das mulheres. Aqui elas vão encontrar acolhimento, orientação, cursos, oportunidades de gerar renda e atividades que fortalecem a autoestima. É um lugar de proteção, mas também de reconstrução e de sonhos. Nossa missão é que nenhuma mulher de Barra do Piraí se sinta sozinha.”
CASA DA MULHER DE BARRA DO PIRAÍ Rua Humberto Martuscello, nº 66, Centro
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.