Os atendimentos acontecem na Praça da Matriz, no CentroFoto: Yuri Melo
Desde cedo, consumidores passaram pelo local para buscar orientações sobre compras, trocas de produtos e práticas abusivas. Um deles foi o assistente administrativo Luiz Carlos, que aproveitou a oportunidade para resolver um problema com a troca de um item adquirido em promoção. "Eu não sabia se a loja tinha obrigação de aceitar a troca de um produto promocional. O Procon me explicou direitinho, e agora sei como agir caso o problema não seja resolvido. Esse tipo de atendimento facilita muito para quem não conhece seus direitos", afirmou.
Para Felipe Goulart, gerente do Procon de Barra Mansa, sair de sua sala e estar na praça, justamente em um dia em que a instituição não abre, reforça o compromisso de estar próximo da população. "Sabemos que o Dia do Consumidor traz muitas promoções, o que pode gerar dúvidas e, em alguns casos, irregularidades. Por isso, decidimos sair da sede e vir até o centro da cidade neste sábado. Dessa forma, conseguimos facilitar o acesso dos consumidores ao atendimento e garantir que seus direitos sejam respeitados. Estar aqui, presencialmente, também nos permite intervir na hora, quando necessário", destacou Felipe.
Para o advogado Douglas Maia Carvalho, membro representante da Comissão de Direito e Defesa dos Consumidores da OAB de Barra Mansa, a conscientização é essencial para equilibrar as relações de consumo. "Essa é uma data fundamental para lembrar que o consumidor tem direitos e precisa estar atento às práticas comerciais. Muitas vezes, diante de tanta publicidade e ofertas, as pessoas acabam vulneráveis. Nosso papel aqui, junto com o Procon, é garantir que todos sejam bem informados e saibam como se proteger. Quanto mais conhecimento, mais segurança para o consumidor", afirmou Douglas.
Para outros esclarecimentos, o Procon está localizado na localizado na área externa do Centro Administrativo Municipal – Rua Luís Ponce, 253, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
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