Mutirão desta sexta-feira foi realizado no bairro Nova EsperançaFoto: Paulo Dimas
Bairro Nova Esperança recebe mutirão para atualização do CadÚnico
Além de regularizar cadastros existentes, ação também atende e orienta pessoas que podem ter direito a benefícios sociais
Barra Mansa - A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), promoveu nesta sexta-feira (28) mais um mutirão para que os moradores possam atualizar seus dados no CadÚnico (Cadastro Único). A ação aconteceu na Rua Antônio da Silva Reis, no bairro Nova Esperança. Ao todo, mais de 40 atendimentos foram prestados.
O CadÚnico é uma ferramenta do Governo Federal que permite saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, possibilitando o acesso a diversos programas sociais.
A coordenadora do Cras São Pedro, Eliane de Brito Pinheiro, destacou a importância de ações como a realizada nesta sexta-feira. "Os mutirões do Cadastro Único são realizados para facilitar o acesso dos usuários. Neste momento, o foco está na atualização dos dados e no cadastramento de quem ainda não tem acesso ao benefício. Essas ações são fundamentais, pois colaboram para que o Governo Federal possa identificar e corrigir possíveis inconsistências”, frisou Eliane.
A revisão cadastral é necessária para evitar o bloqueio de benefícios como Programa Bolsa Família, Auxílio Brasil, BPC/Loas, Carteira do Idoso e Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Além disso, os mutirões permitem que a população conheça os serviços disponíveis e compreenda a importância da regularização cadastral.
Durante o evento no Nova Esperança, além de inscrição e atualização do CadÚnico, foram oferecidos serviços como assessoria jurídica, aferição de pressão arterial e glicemia, além da distribuição de pipoca e algodão-doce para as famílias presentes.
A moradora do bairro, Rita Maria de Carvalho, ressaltou a importância da iniciativa. “Trazer a Prefeitura para mais perto da nossa casa é essencial. Algumas vizinhas, assim como eu, não sabiam que tinham direito a determinados benefícios e precisavam atualizar suas informações para acessá-los”, disse.
Os moradores que precisarem de mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos pelo telefone (24) 3512-5692 ou procurar a sede da Pasta, localizada na Rua Oscar da Silva Marins, 252, no Centro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.