As atividades estão sendo feitas no Parque Natural de SaudadeFoto: Paulo Dimas

Barra Mansa - A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Administração e da Subsecretaria de Gerenciamento de Projetos e Inovação (SubGePI), deu início, na manhã desta terça-feira (02), às atividades da nova Escola de Gestão Pública do município. A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico da administração municipal com foco na formação contínua dos servidores por meio de ações que proporcionem acesso a informações e à discussão de ideias que impactem diretamente o trabalho desenvolvido no serviço público.
A atuação da escola foi iniciada com uma formação realizada em parceria com a Comissão Permanente de Ética Pública, trazendo o tema ‘Convivência Positiva no Serviço Público’ – que foi escolhido juntamente com a Procuradoria Geral do Município (PGM). A atividade, que acontece no Parque Natural de Saudade, deve envolver 442 servidores municipais, que se inscreveram previamente e foram distribuídos em uma das duas turmas diárias disponibilizadas de terça até sexta-feira.
A cada turma reunida nesta semana, a Comissão Permanente de Ética Pública apresenta e abre espaço para a discussão de temas relacionados à ética e à boa conduta no ambiente de trabalho, abrangendo os princípios e deveres que devem nortear a atuação dos servidores. Com isso, a formação busca ensejar a reflexão dos servidores acerca de suas ações cotidianas e de que forma atitudes podem afetar – ou ser afetadas – pelo comportamento daqueles que os cercam.
De acordo com Marcus Barros, subsecretário de Gerenciamento de Projetos e Inovação, a Escola de Gestão Pública surge em um contexto de transformação digital do município. "Nosso prefeito Furlani tem colocado como prioridade o desenvolvimento e o vanguardismo de Barra Mansa em várias áreas, incluindo a formação dos gestores. Já tivemos recentemente a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e do aplicativo Governo Presente para que o munícipe tenha acesso aos serviços públicos, e a Escola de Gestão Pública vem neste momento para capacitar os servidores de forma contínua. Nosso objetivo é atender às expectativas de dentro e de fora da prefeitura", ressaltou.
A diretora da Escola de Gestão Pública, Mariana Ribeiro, destacou a importância do tema escolhido para a inauguração do novo espaço. "Nós iniciamos com a formação “Convivência Positiva no Serviço Público” porque entendemos que a qualidade do trabalho que o servidor desenvolve passa, principalmente, pela qualidade do ambiente em que ele está inserido. Um ambiente profissional saudável, ético e pautado no respeito é fundamental para que um bom trabalho seja desenvolvido”, expressou.
Para o presidente da Comissão Permanente de Ética Pública, Joel Valcir Pereira, essa parceria com a Escola de Gestão representa um momento significativo para reforçar as práticas saudáveis em ambientes de convivência. "Durante esta semana estamos abordando a convivência positiva, falando sobre temas como boa conduta no dia a dia profissional e as diferentes formas de discriminação e assédio moral e sexual no trabalho. É extremamente importante que o servidor se sinta bem, seguro e consciente de estar trabalhando em um ambiente saudável. Um ambiente em que todos realmente cumprem sua tarefa com satisfação e alegria, sabendo que não sofrerão qualquer forma de desrespeito", concluiu Joel Valcir.
Ao final da apresentação, a Comissão de Ética divulga os canais de denúncia disponíveis para os servidores:

- Presencialmente – Ouvidoria Geral: 2º andar do Centro Administrativo Municipal;
- Telefone/WhatsApp: (24) 3029-9018;
- E-mails: ouvidoria@barramansa.rj.gov.br / comissaopermanente.ep@barramansa.rj.gov.br;
- Fala.br: https://falabr.cgu.gov.br/web/home.