A Águas do Rio tem investido na operação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto em Belford RoxoDivulgação

Belford Roxo - A Águas do Rio tem investido na operação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto em Belford Roxo e mapeou os locais onde poderão ser construídas as novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). A empresa já reativou as redes coletoras de esgoto nos bairros Jardim Gláucia, Redentor, Boa Esperança, Jardim Ideal e Santa Tereza, beneficiando diretamente mais de três mil pessoas.
Nessa localidade, o esgoto passa por tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sarapuí, que tem capacidade de tratar, em média, 250 litros por segundo.

Entendendo o sistema de esgotamento sanitário

O esgoto é composto por toda a água que passa pelos encanamentos de casas, escritórios e estabelecimentos comerciais após a utilização para atividades domésticas e industriais. Ou seja, é todo o resíduo que a população produz utilizando água, que desce por todas as pias e vasos sanitários, além do chuveiro e ralos.

O tratamento do esgoto é importante para a preservação do meio ambiente, pois os resíduos encontrados podem contaminar rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos causadores de doenças, com a leptospirose e cólera, por exemplo.