A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (verde), participou da reunião de reativação do Conselho Nacional de TurismoRoberto Castro/MTur

Brasília - A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, presidiu na manhã da última sexta-feira (06/03), a 58ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O encontro marcou a reativação do fórum, que reúne 71 conselheiros de entidades públicas e privadas. A ação foi elencada pela ministra como uma de suas prioridades para os primeiros 100 dias de gestão.
O espaço será um instrumento de diálogo permanente entre os segmentos que compõe o turismo, possibilitando a construção de políticas públicas para o setor. O retorno das reuniões vai ao encontro da determinação do governo federal em ampliar a participação da sociedade civil nas instâncias de debate no governo.
“A realização desse encontro é, sem dúvida, um dos pontos mais marcantes dos primeiros 100 dias à frente do Ministério do Turismo. Com a reativação do Conselho Nacional do Turismo conseguiremos ampliar e fortalecer o diálogo e a participação de políticas públicas para o nosso setor”, afirmou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Durante a reunião, conduzida pelo secretário-executivo do ministério, Bento Nunes, que também exerce a função de secretário-executivo do CNT, foi realizada a apresentação dos secretários nacionais da Pasta, bem como das secretarias e de suas responsabilidades.
A presidente da Anseditur, Vanessa Leal, que é secretária de Turismo de Pirenópolis (GO), destacou a importância da volta das reuniões do conselho e destacou as ações realizadas pela Pasta. “Muitos dos pleitos da entidade já foram contemplados pela entrega dos 100 dias, como os Destinos Turísticos Inteligentes e a qualificação no setor, agora, vamos avançar em outras demandas e tenho certeza de que seguiremos trabalhando em parceira”, avaliou.
O presidente da Clia, entidade que reúne os cruzeiros brasileiros, Marco Ferraz, também comemorou a retomada o fórum. “Gostaria de parabenizar pelo diálogo e pela realização dessa reunião. E aproveitar para solicitar a retomada das câmaras temáticas e que elas possam emitir pareceres e notas técnicas”, disse.
REFORMULAÇÃO DO CNT - Um dos destaques da pauta foi a apresentação da proposta de nova organização do Conselho Nacional de Turismo com a previsão de participação de entidades organizadas, que trabalham com turismo, e que representam mulheres, população indígena, LGBTQIA+, entre outros.
Também foi proposto um calendário de trabalho para o CNT que contempla a recondução dos membros e o agendamento do próximo encontro marcado para agosto.