Belford Roxo – Uma escola municipal de Belford Roxo está desenvolvendo o projeto “O Planeta que desejamos, somos parte da solução”, que aborda diversas atividades ligadas ao meio ambiente como o cultivo de horta, fabricação de sabão com óleo de cozinha reaproveitado, e compostagem com cascas e folhas de vegetais.
A inciativa já ajudou na recuperação de auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia de Souza, a “Tia Ana”, da Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Recantus. Na ocasião, Ana Lúcia contou que teve Covid em 2020 e foi entubada 45 dias ficando entre a vida e a morte. E fez da horta caseira uma fonte de inspiração e fortalecimento para seguir. Ela agora também é monitora da horta na escola e tem a atividade como uma terapia.
Professora de Ciências da Natureza, Geise Wyterlin, desenvolveu a ideia principal do Projeto de Sustentabilidade com base nos ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). “Levo os alunos para as aulas na horta, falo das questões teóricas, relação da horta com o ODS 2 (Fome Zero), conceito de sustentabilidade, solo, produção de adubo orgânico e biofertilizante através da compostagem, enquanto a Tia Ana orienta a parte prática (colocar a mão na terra literalmente)”, ressaltou.
fotogaleria
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flávio Gonçalves, e a secretária de Educação, Sheila Boechat, visitaram a escola e elogiaram o projeto. “Fico feliz em saber que as crianças e os adolescentes estão se interessando por um planeta mais sustentável. A Secretaria está à disposição para fornecer qualquer tipo de informação que possa agregar mais conhecimentos”, observou Flávio Gonçalves. “É um orgulho saber que nossos alunos estão se envolvendo em uma atividade tão essencial em nossas vidas que é cuidar do meio ambiente”, completou Sheila.
O aluno Alef de Jesus extraiu da composteira o "chorume do bem" que é utilizado na fertilização das verduras e legumes Jean Carlos / PMBR
A gestora da escola, Vera Lúcia Martins Oliveira, acentuou que o projeto de sustentabilidade surtiu efeito na unidade educacional como um todo. Ela destacou que muitos alunos melhoraram o comportamento com as aulas na horta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.