Defesa Civil de Belford Roxo marca presença na apresentação do novo sistema de monitoramento do Governo do EstadoFabiano Veneza / SEAS (Divulgação)

Belford Roxo - A Defesa Civil de Belford Roxo participou da apresentação do novo sistema de monitoramento do Governo do Estado. O encontro teve como propósito a discussão do processo licitatório para a contratação de empresa especializada na implantação do sistema nos municípios contemplados.
O sistema, denominado “Alerta RJ Seguro - Sistema de Monitoramento e Proteção de Desastres”, tem como objetivo fornecer um serviço moderno e preparar os municípios de maneira inteligente e autônoma para atuarem em situações de emergência, visando assegurar a segurança e o bem-estar da população local. Trabalhando no monitoramento dos níveis dos rios e dos movimentos de massa (deslizamentos).
O secretário municipal de Defesa Civil, Evalder Perini, expressou sua expectativa em relação ao novo sistema:
“É com grande satisfação que observo o foco das autoridades na segurança dos residentes em áreas vulneráveis a eventos adversos. Acredito que a colaboração entre o Governo do Estado e os municípios será fundamental para mitigar os riscos de perdas materiais ou de vidas. Unindo esforços, fortaleceremos um dos principais objetivos desta secretaria: a segurança da comunidade”, destacou.
Secretário de Defesa Civil de Belford Roxo, Evalder Perini (D), com o Coordenador do RJ Sustentável e Região Serrana Resiliente da SEAS, Gil Kempers - Fabiano Veneza / SEAS (Divulgação)
Secretário de Defesa Civil de Belford Roxo, Evalder Perini (D), com o Coordenador do RJ Sustentável e Região Serrana Resiliente da SEAS, Gil KempersFabiano Veneza / SEAS (Divulgação)
Redução do risco de desastres
"É importante que Belford Roxo esteja inserido nesse contexto, considerando as ameaças, principalmente a hidrológica, às quais o município está submetido. Efetivamente, que se comece a pensar na redução dos desastres como uma prioridade, especialmente em função das mudanças climáticas e da necessidade de melhoria do sistema que atualmente o Estado do Rio de Janeiro dispõe, com ferramentas mais tecnológicas e um sistema mais adequado à realidade a que o estado está submetido, principalmente pela questão do agravamento dos desastres em função da diminuição do tempo de recorrência e do aumento efetivo da intensidade", destacou o Coordenador do RJ Sustentável e Região Serrana Resiliente da SEAS, Gil Kempers.
O encontro também contou com a participação de representantes do governo estadual e municipal, do Ministério Público, de instituições acadêmicas, de empresas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da sociedade civil.