No dia da inauguração, 30 de setembro, o prefeito Márcio Canella experimentou e aprovou o café jeovani Campos / PMBR

Belford Roxo - O Café Amigo da Prefeitura de Belford Roxo, point de degustação gratuita de café da manhã, para trabalhadores que se deslocam cedinho do município para trabalharem em outras cidades, atingiu a marca de mais de 10 mil cafés distribuídos no primeiro mês de funcionamento.

Localizado na Travessa Rodoviária, 100, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária, o espaço que abre suas portas às 5h30 e atende até às 9h30, já ganhou fama na cidade. Quem passa por lá tem a oportunidade de tomar um café, puro ou com leite, acompanhado de pão quentinho, feito por alunos do Projeto Padaria Escola, que oferece cursos de padeiro e confeiteiro, no prédio anexo ao Restaurante do Povo, também próximo à Estação Ferroviária.

"Estou saindo um pouquinho mais cedo de casa para garantir o meu café da manhã, antes de pegar o trem e seguir para o trabalho. Eu saía de casa sem comer nada e sentia muita fome no trabalho. Suportava até a hora do almoço para comer a marmita. Agora este tormento acabou", declarou Romildo de Souza, 52, auxiliar de serviços gerais.
A equipe do Café Amigo chega cedo para preparar os pães e os cafés para quem procurar o local   - jeovani Campos / PMBR
A equipe do Café Amigo chega cedo para preparar os pães e os cafés para quem procurar o local jeovani Campos / PMBR


Além da fama, o Café Amigo gerou oportunidade de emprego para Maria Aparecida da Silva Mariano, 48 e Otaviano Júlio, 51. Ex-alunos do Projeto Padaria Escola foram contratados pela empresa que gerencia o espaço. Eles agora trabalham de carteira assinada. "Estou muito feliz com a oportunidade", disse Maria. "As portas se abriram. Basta acreditar", afirmou Otaviano.

"A população de Belford Roxo, tem agora, um prefeito que se preocupa com as causas sociais e com todo contexto que gera bem estar para os moradores. Isso gera cidadania e muitas oportunidades de crescimento", assegurou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos.