Envolvimento da família e vizinhos é uma das propostas defendidas para desenvolver as ações Foto Ascom/Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana – “Nossa equipe sempre trabalha para que a sociedade não discrimine as pessoas que fazem uso abusivo de álcool e de outras drogas”, afirma a coordenadora de Saúde Mental do governo de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Paula Gomes Cyrillo.
A coordenadora considera importante para a conscientização sobre o assunto a realização do Fórum Regional Noroeste de Saúde Mental, no último dia 21, organizado pela Coordenação de Saúde Mental, reunindo profissionais de várias secretarias de Saúde da região.
O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)-Seccional Bom Jesus: “O apoio da Secretaria do Estado de Saúde (SES) foi importante para escolha de Bom Jesus como sede do fórum e a capacitação da equipe”, ressalta Paula Gomes Cyrillo.
A apoiadora institucional da região Norte/Noroeste da SES-RJ, Célia Maia, explica que o objetivo do fórum foi capacitar não só as equipes da Saúde, mas criar uma rede multidisciplinar para os cuidados: “Temos que envolver a família, os vizinhos, o dono da farmácia, etc.. no enfrentamento do problema”, sugere.
“Quem trabalha em nossa área sabe do estigma que a sociedade cria sobre os usuários”, observa Célia Maia esclarecendo: “Temos que deixar bem claro que os usuários são os protagonistas do atendimento e do tratamento que se dispuserem a fazer”.
Também aconteceu um debate com o tema “O cuidado em saúde mental da pessoa que faz uso abusivo de álcool e de outras drogas”, envolvendo as enfermeiras Bruna Moreno Gomes (Bom Jesus), Jeanine Valentin (Itaperuna), Melissa Coelho Ferreira (Rio de Janeiro) e psicólogo Pedro Mendes (coordenador do Eixo de Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas da Secretaria do Estado de Saúde).