Por caio.belandi

Roraima - A secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de Roraima informou que, pelo menos, 33 presos foram mortos na madrugada desta sexta-feira, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior do estado. O governo afirma que a situação está controlada no momento. O policiamento foi reforçado no local com agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Penitenciária Agrícola de Monte Cristo fica na Zona Rural de Boa Vista e é a maior de RoraimaAgência Brasil

O episódio é mais um da crise penitenciária no país. No último domingo, uma massacre aconteceu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM), quando morreram 56 presos. A chacina foi comandada pela facção Família do Norte (FDN), considerada pelas autoridades a 3ª maior do país.

O secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Uziel de Castro Júnior, afirmou em entrevista à Rádio BandNews que as informações preliminares dão conta que membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) "possivelmente tenham cometido esses crimes".

"Não existem facções de outras organizações criminosas no local (além do PCC)", disse. Ele declarou que as autoridades ainda não sabem o que motivou o ato, mas que equipes estão na unidade para verificar a situação.

Castro Júnior afirmou que há superlotação no sistema prisional do Estado e que há projetos para construção de mais presídios, com a abertura de mais de 1 mil vagas em 2017. 

Em outubro, uma rebelião provocada por briga entre o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) deixou pelo menos 10 presos mortos na penitenciária. 

Com informações da Agência Estado

Você pode gostar