Rio - A homenagem dos empresários americanos a João Dória Jr. em Nova York em 16 de maio é a prova do que soltou o marqueteiro de Hillary Clinton quando disputava indicação contra Obama para ser candidata: É difícil lutar contra um movimento. Obama virara febre e chegou lá. Hoje há movimento de grandes empresários — financiadores de campanhas — e simpatia de entidades civis pela precoce candidatura do prefeito de SP à Presidência. É cedo para projeções. Mas Dória está se tornando fenômeno (de mídia) para cenário em que será difícil recuar.
Publicidade
Ficha limpa, e com discurso duro contra Lula e o PT, Dória ganha campo. Com ideias inovadoras e ações de impacto, por ora não passa de bom marqueteiro.
Joelho no milho
O PSC entrará na delação premiada de Fernando Cavendish, dono da construtora Delta, hoje em prisão domiciliar.
Quanto custa?
Desembarque do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, é palco diário de confusões entre taxistas e ‘uberistas’. Há casos de discussões a brigas com B.O.s em delegacias.
Pescaria
Num movimento calculado do Palácio do Planalto por votos na Câmara dos Deputados para a Reforma da Previdência, a Secretaria da Pesca acaba de entrar no organograma do Ministério da Indústria e Comércio. O ministro Marcos Pereira é do PRB, partido que já comandou a Pesca quando Marcelo Crivella, prefeito do Rio, foi ministro.
Tiros no MST
Sem-terras acusam o proprietário da fazenda Norte América, em Capitão Eneias (MG), e capangas a atirarem contra militantes do MST ontem de manhã. Há feridos internados. Segundo os lavradores, havia criança e mulheres no local.
Trabalho no cardápio
Relator do projeto, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) faz tour nacional para debater a “urgência da Reforma Trabalhista”. Hoje tem almoço no Kubitschek Plaza com empresários do LIDE Brasília, capitaneados por Paulo Octávio.
Preço do carnê
No balanção do prefeito Crivella, o vice Fernando Mac Dowell ficou em terceiro plano no palanque da prestação de contas.
João e elas
Mais famoso médium do Brasil, que ganhará biografia, João de Deus atraí artistas e cerca de mil estrangeiros por dia a Abadiânia (GO). Daniela Ciccarelli e Luciana Gimenez passaram pela Casa Dom Inácio semana passada.
Guerreiros políticos
Acredite: Ruy Barbosa perdeu três eleições para deputado na Bahia, em 1886, 1888 e 1889. E Nelson Carneiro, famoso na terrinha, perdeu a reeleição, daí mudou para o Rio, onde fez carreira. As revelações estão no livro “A Bahia na vanguarda do Direito das Famílias”, do ex-deputado federal Sérgio Barradas Carneiro.
Boa iniciativa
O lançamento será dia 27 de abril, na Assembleia Legislativa da Bahia. Barradas distribuirá exemplares gratuitamente.
Pop é tudo
Como a popularidade faz a diferença: Obama ordenou ataque surpresa com invasão no Paquistão e o exército matou Bin Laden e familiares. Foi ovacionado pelo mundo. Em baixa, Trump ordenou ataque à base militar da Síria para destruir aviões de Bashar Al Assad que jogam bombas químicas no povo. Trump é massacrado.
Óleo baiano
O escritório Tourinho & Godinho Advogados rechaça suspeitas de irregularidades numa indenização milionária recebida pela Petrobras. Informa que teve decisão favorável do TJBA, MPF e STJ a favor do cliente, a Federação de Pescadores da Bahia devido a vazamento de óleo no Recôncavo. Um dos sócios, André Godinho, é candidato ao CNJ.
Ponto Final
Dados da Axios: nos últimos 15 anos (2001-2016), despencaram mais da metade as vagas de editores nos jornais dos EUA. E subiu de 67 mil para 206 mil a ocupação de jornalistas nos portais de internet.