Por thiago.antunes

Brasília - Um dos líderes da tropa de choque do presidente Michel Temer, ao lado dos deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Beto Mansur (PRB-SP), e cotado para o Ministério da Saúde em 2018, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) afirma à Coluna que a base governista usará “a mesma estratégia (da primeira), mas agora com mais experiência”, para derrubar a segunda denúncia contra o presidente na Câmara. Na primeira, houve liberação de mais de R$ 2 bilhões em emendas parlamentares. 

À beira

Perondi diz não dar a mínima para as pesquisas que mostram impopularidade de Temer: “Se o presidente fosse preocupado com pesquisa, o Brasil estaria no fundo do poço”.

De saída

Há um pequeno grupo de autoridades do primeiro escalão do Governo de Michel Temer que não vai esperar abril, e deixará os cargos em dezembro.

Mais essa

Autoridades americanas e israelenses já avisaram à Polícia Federal que o PCC, a facção paulista, se associou ao Hezbollah e querem ampliar a atuação no País. E no Rio.

Meirelles na pista

Mais dos números da Paraná Pesquisas sobre o nome de Henrique Meirelles para disputar o Planalto pelo PSD: a rejeição é de 43% entre os homens (1.044 ouvidos) e 39,3% entre as mulheres (1.132). Entre os homens, 2,4% dizem que “Votaria nele com certeza” e 13,2% “poderia votar nele”; 2,5% das mulheres votariam nele, e 11,5% poderiam votar. Os que não opinaram foram 41,4% (homens) e 46,7% (mulheres).

Terceira idade

Os melhores índices para Meirelles estão na faixa etária acima dos 60 anos entrevistada: 3,1% votariam nele com certeza, 14,1% dizem que poderiam votar. Vem destes a menor rejeição ao ministro da Fazenda: 34,6% dos entrevistados; e a maior taxa de indecisos com 48,1%. A Paraná entrevistou online 2.176 pessoas entre os dias 19 e 22 de setembro, a pedido da Coluna.

Na fila

O destino do prefeito de Duque de Caxias (RJ), Washington Reis, já cassado pelo TRE, está nas mãos do ministro Dias Toffoli no TSE, que pode julgar seu processo esta semana. Reis foi condenado pela Segunda Turma do STF no fim de 2016 a prisão em regime semiaberto por crime ambiental em loteamento numa reserva ecológica.

Caça a sonegadores

Onze operações e mais de R$ 24 milhões em prejuízo estimado aos cofres públicos. Esse é o balanço das 11 forças-tarefas previdenciárias desencadeadas pelo Ministério Público Federal, por meio da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão.

Ranking do calote

De acordo com o balanço do MPF, ao qual a Coluna teve acesso, Pará, Maranhão, Goiás, Ceará e Minas Gerais lideram o ranking das fraudes. O Ministério Público também aponta o Refis como um “dificultador” - já que as apurações criminais são suspensas quando os devedores aderem ao programa de recuperação fiscal.

A dica

Indicação de que o DEM é porta de entrada de João Dória caso seu projeto presidencial não vingue no PSDB: “Uma noite muito agradável e em alta sintonia”, disse o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), após jantar da bancada com o alcaide.

Privacidade

A defesa de Sérgio Cabral vai entrar com uma representação no CNJ contra O juiz Marcelo Bretas, por causa da autorização da entrada de repórteres na casa de Mangaratiba: “A decisão viola uma série de direitos e garantias fundamentais do ex-governador e sua família”, informam os advogados. E havia fotos de menores no local.

Calma, gente

Aconteceu no voo 1557 da Gol, de Salvador para São Paulo (Congonhas), no domingo à tarde. Impaciente e com pressa, uma garota negra empurrou um senhorzinho que retirava suas malas de dentro do bagageiro, para sair da aeronave. Foi interpelada pelo episódio e ameaçou fazer ocorrência por racismo. Há testemunhas.

Sonho não acabou

Los Angeles (2020) e Paris (2024) – que já receberam edições – como sedes das novas Olimpíadas enchem os brasileiros de esperança de que uma futura edição pode voltar ao Brasil. Vale lembrar que o projeto Brasília 2000 abriu as portas nos anos 90 junto ao COI num trabalho capitaneado pelo empresário Paulo Octávio. 

Jogos em Brasília

Para muitos esportistas e empresários do setor, com a boa mobilidade urbana, excelente rede hoteleira, o Lago Paranoá e muito espaço, a capital e entorno têm infraestrutura suficientes pra receber uma edição do Pan Americano ou dos Jogos Olímpicos.

Ponto Final

As pessoas estão inventando nomes. Nós nascemos PT e não temos vergonha de dizer que nós somos do Partido dos Trabalhadores

Do senador Humberto Costa (PT-PE) 

Coluna de Leandro Mazzinni

Você pode gostar