Por rodrigo.sampaio

São Paulo - A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, a "Operação Cordus", que visa desarticular um esquema de desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas. De acordo com a PF, os suspeitos usavam empresas atuantes no comércio para comprar as subustâncias, de venda controlada, e revender para traficantes fazerem o preparo de cocaína. Policiais federais cumprem 47 mandados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

PF foi às ruas na manhã desta sexta cumprir mandados contra esquema de desvio de químicos para o tráficoArquivo Agência Brasil

Segundo a PF, são cumpridos 11 mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva e 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Assis, Cotia, Diadema, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Praia Grande, São Bernardo do Campo e São Paulo, no Estado de São Paulo, e em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo.

Ainda de acordo com a PF, durante o período da investigação, iniciada em março de 2017, foram apreendidos 925 quilos de teofilina, 404 quilos de cafeína e 320 litros de acetona, além de 270 quilos de cocaína.

A Polícia Federal realiza o controle de empresas que comercializam produtos químicos que possam ser usados para o refino de entorpecentes ou adicionados a drogas ilícitas para aumentar o seu volume na venda para o usuário.

Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de comercialização de produtos químicos destinados à preparação de drogas e associação para o tráfico de drogas, com penas 3 a 15 anos e multa.

'Operação Cordus'

Valerius Cordus, naturalista alemão, foi o primeiro a obter o éter no século XVI. O éter é uma das substâncias cujo comércio é controlado e fiscalizado pela Polícia Federal, por ser utilizado no refino da cocaína. Daí veio a inspiração para o nome da operação da PF.

Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar