Guilherme Boulos - AFP / MAURO PIMENTEL
Guilherme BoulosAFP / MAURO PIMENTEL
Por

Rio - A filiação de Guilherme Boulos ao Psol para disputar a Presidência da República foi criticada por dois postulantes ao cargo, o professor Plínio de Arruda Sampaio Jr. e o economista Nildo Ouriques. Ambos reclamam da falta de debate.

Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Boulos se filiou ao Psol na segunda-feira, mas a articulação em torno de seu nome vinha sendo discutida desde o ano passado. Sábado, conferência deve confirmar Boulos como pré-candidato.

Para Plínio Jr., um dos que disputam a vaga, a maneira como a candidatura de Boulos foi construída dentro do partido foi "problemática". "O Boulos é uma figura importante do movimento social. A sua entrada no Psol enriquece o partido e é bem-vinda. Mas a candidatura dele foi construída de fora para dentro, sem o debate com a militância e com o dedo do (ex-presidente) Lula, o que não foi bem aceito", disse o filho de Plínio Arruda Sampaio, candidato à Presidência pela legenda em 2010 e falecido em 2014.

Plínio se referia ao vídeo gravado por Lula e que foi exibido no evento de lançamento da pré-candidatura de Boulos, sábado. Nele, o petista disse que "seria a última pessoa do mundo a pedir para que Boulos não seja candidato". "Você pode ir nos meus comícios que eu vou nos seus", afirmou Lula.

"O Psol nasceu como uma crítica ao PT. Boulos já declarou num palanque do Lula que a história absolveu (o ex-presidente). Se a história absolveu o Lula, o Psol precisaria ser fechado", criticou Plínio.

A ausência de tempo também foi citada pelo economista Nildo Ouriques. "No último Congresso do Psol, Boulos pediu um tempo para ouvir as bases do MTST sobre se deveria sair ou não candidato. Esse tempo que ele deu ao MTST ele nega para ouvir o Psol."

Presidente da legenda, Juliano Medeiros minimizou as críticas e afirmou que a candidatura de Boulos tem amplo apoio no partido. "O Guilherme conta com apoio da ampla maioria dos dirigentes partidários e da militância, tem apoio de toda a bancada federal, do Marcelo Freixo (deputado estadual pelo Rio) e isso vai ser comprovado no sábado."

Você pode gostar
Comentários