Lojas da corrupção da Netflix, em Brasília - AFP PHOTO / EVARISTO SA
Lojas da corrupção da Netflix, em BrasíliaAFP PHOTO / EVARISTO SA
Por AFP

Brasília - Tornozeleiras eletrônicas douradas ou de couro com tachinhas, manuais para delatar cúmplices e roupa íntima com bolsos cheios de dinheiro. As "lojas da corrupção" montadas pela Netflix em aeroportos do Brasil têm tudo para criminosos do colarinho branco.

A ação faz parte da campanha de divulgação da plataforma digital para a série "O Mecanismo", inspirada na Operação Lava Jato e no escândalo de corrupção que abala o Brasil.

Os locais de venda ficcionais de artigos de luxo para roubar estão nos terminais Juscelino Kubitschek, em Brasília, e Congonhas, em São Paulo.

Um manual da "Delação premiada para leigos", com "1.001 coisas para fazer antes de entrar em prisão domiciliar" está exposto em uma vitrine, ao lado de sapatos com gravador.

"Expor a corrupção é uma forma de trazer a lei, porque a partir do momento em que você está declarando isso numa loja de corrupção, está intimando a lei a fazer alguma coisa contra esse crime", disse o engenheiro Paulo Gabriel, 43, no aeroporto de Brasília. "Mas não sei se fazê-lo assim é correto", pondera.

Lojas da corrupção da Netflix, em Brasília - AFP PHOTO / EVARISTO SA

A promoção das lojas da corrupção simulam o formato dos anúncios de lojas de luxo: manequins com cuecas cheias de dinheiro, ou exibindo delicadas tornozeleiras eletrônicas douradas, combinadas com delicados sapatos de salto. Ao fundo, uma voz sugestiva recomenda as gravatas para "filmar seus inimigos políticos".

O vídeo, que pede para "manter o bom gosto acima de tudo, inclusive da lei", tem quase 400 mil reproduções.

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