Ex-presidente Lula chegou de helicóptero à sede da Superintendência da Polícia Federal onde começou a cumprir pena - Marcello Casal Jr / Agencia Brasil
Ex-presidente Lula chegou de helicóptero à sede da Superintendência da Polícia Federal onde começou a cumprir penaMarcello Casal Jr / Agencia Brasil
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Curitiba - Em sua primeira manifestação desde que foi preso para o início do cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão no caso do triplex de Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que continua desafiando a Operação Lava Jato a provar o "crime que alegam" que ele cometeu. Em carta divulgada pelo PT e lida no acampamento montado no entorno da Polícia Federal, onde está há 10 dias, o petista afirma que está "tranquilo, mas indignado". "Como todo inocente fica indignado quando é injustiçado".

A "Carta do presidente Lula ao acampamento Lula Livre em Curitiba" foi tornada pública pelo PT e pela presidente do partido, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). No início da noite desta segunda-feira, ela leu o documento aos apoiadores - acampados em vigília nas ruas do entorno da PF desde que ele foi preso, no dia 7.

"Continuo desafiando a Polícia Federal da Lava Jato, o Ministério Público da Lava Jato, o Moro e a segunda instância a provarem o crime que alegam que eu cometi", registrou Lula.

A carta teria sido ditada pelo petista e escrita pelo advogado.

"Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado".

Comunicação através de cartas

Senadora Gleisi Hoffmann lê carta de Lula - Reprodução / Facebook

A senadora Gleisi Hoffmann contou que tenta visitar o ex-presidente no cárcere. "Tenho me comunicado com o presidente de forma escrita através do advogados porque não consegui visitá-lo", disse Gleisi.

Segundo ela, a carta foi escrita a pedido de Lula e entregue via advogados para ela para ser lida no acampamento. "Ouvi o que vocês cantaram. Estou muito agradecido pela resistência e presença de vocês neste ato de solidariedade".

Lula ainda registra: "Tenho certeza que não está longe o dia em que a Justiça valerá a pena. Na hora em que ficar definido que quem cometeu crime seja punido. E que quem não cometeu seja absolvido".

Acampamento em frente ao prédio onde Lula está preso, em Curitiba, atraiu apoiadores ao longo da semana, como esses estudantes da Unila - Ricardo Stuckert / Divulgação PT

Confira a íntegra da carta!

"Eu ouvi o que vocês cantaram. Estou muito agradecido pela resistência e presença de vocês neste ato de solidariedade. Tenho certeza que não está longe o dia em que a Justiça valerá a pena. Na hora em que ficar definido que quem cometeu crime seja punido. E que quem não cometeu seja absolvido. Continuo desafiando a Polícia Federal da Lava Jato, o Ministério Público da Lava Jato, o Moro e a segunda instância a provarem o crime que alegam que eu cometi. Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado.

Grande abraço e muito obrigado.

Luiz Inácio Lula da Silva"

Você pode gostar