Ativistas pró-Lula estão acampados perto da PF desde 7 de abril, quando o ex-presidente foi preso - AFP PHOTO / Heuler Andrey
Ativistas pró-Lula estão acampados perto da PF desde 7 de abril, quando o ex-presidente foi presoAFP PHOTO / Heuler Andrey
Por O Dia

Curitiba - O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná denuncia que pelo menos dois integrantes do "Acampamento Lula Livre" foram agredidos, na noite desta terça-feira. Em nota, o diretório regional do PT-PR culpa um grupo da Império Alviverde, torcida organizada do Coritiba, pelas supostas agressões a dois representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que teriam ficado feridos.

As duas vítimas já estariam em casa e não foi divulgada a gravidade do ataque. A Império Alviverde ainda não se manifestou sobre o assunto.

Em um vídeo publicado na página do Facebook do PT-PR (assista abaixo), o presidente regional do partido, Dr. Rosinha, disse que a agressão foi com barras de ferro e aconteceu quando os manifestantes estavam se mudando para dois terrenos privados, a cerca de 1 km de onde estavam.

"Aqui mesmo agora no acampamento, passam dezenas de pessoas ameaçando provocando, agredindo verbalmente e nós estamos respeitando a todos", disse.

A mudança do local do acampamento foi fruto de um acordo com a Procuradoria de Curitiba, o Ministério Público, a Comissão de Direitos Humanos da OAB, o Comando da Polícia Militar e o governo do estado. Eles acertaram deixar as redondezas da sede da Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense para uma outra área próxima.

"As pessoas foram agredidas e não têm defesa e não tem prevenção à violência de acordo com o que nós assinamos", reclamou Dr. Rosinha.

Confira a íntegra da nota do PT-PR

Ontem (16), pela manhã, a organização do Acampamento Lula Livre esteve reunida com representantes da Procuradoria do município de Curitiba, do Ministério Público, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, do Comando da Polícia Militar, e com o assessor da governadora Cida Borghetti.

Foi acordado nesta reunião que o acampamento seria realocado para terrenos privados, nas proximidades da Polícia Federal.

Cumprindo esta exigência, a organização do acampamento Lula Livre solicitou ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública, que mantivessem nos locais de acampamento ao menos uma viatura policial, para garantir a segurança dos acampados. Acordo que, até o momento, não tem sido cumprido pelos órgãos de segurança pública.

Os acampados foram realocados para dois terrenos privados, conforme acordo, próximos à Polícia Federal. A falta de segurança levou a um ataque aos acampados localizado na esquina das ruas Joaquim Nabuco e São João, que foram atacados quando atravessavam a Avenida Paraná.

Um grupo de torcedores, que se autoidentificaram como integrantes da torcida do Coritiba Foot Ball Club , da Império Alviverde, agrediu agora à noite integrantes do MST, que ficaram feridos.

A organização do acampamento Lula Livre exige dos órgãos de segurança pública uma resposta quanto ao não cumprimento do acordo estabelecido em reunião. Ainda pede que as medidas cabíveis sejam tomadas e que a segurança seja efetiva nos locais onde permanecem os acampados.

Não seremos intimidados, nossa organização e mobilização seguirá forte!

Acampamento Lula Livre

17 de abril de 2018

Você pode gostar