Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar  - Fernando Souza / Agência O Dia / Arquivo
Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar Fernando Souza / Agência O Dia / Arquivo
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Porto Velho - A pedido do governo do Rio, a Justiça decidiu manter o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, por mais um ano na penitenciária federal de segurança máxima de Porto Velho, capital de Rondônia. O criminoso está fora do Rio desde 2006, e sua defesa havia solicitado o retorno. A medida judicial foi tomada levando em conta os altos índices de criminalidade no Rio vinculados a traficantes de drogas.

Beira-Mar - cujas penas, somadas, chegam a 317 anos de prisão - conseguia manter sua liderança no tráfico mesmo preso no Rio, de acordo com investigações. Entre outras condenações, ele foi sentenciado em 2015 a 120 anos de prisão por liderar uma guerra de facções, em 2002, dentro do presídio Bangu I, na qual quatro rivais foram assassinados.

"Veja, que não se está a falar aqui de ilações ou conjecturas, mas de uma situação lastimável pela qual passa a Segurança Pública deste Estado, amplamente comprometida em seu aparelhamento técnico e humano, com sérias dificuldades em manter a ordem, frente às diversas facções e ações armadas que atuam diariamente nas ruas de toda a cidade do Rio de Janeiro", considerou o juiz titular da Vara de Execuções Penais, Rafael Estrela.

Você pode gostar