Vacinação contra a gripe começa no dia 10 de abril

No Amazonas, a campanha se inciou mais cedo

Por Dejair Neto*

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 10 de abril
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 10 de abril -

Rio - Na próxima quarta-feira, 10 de abril, o governo Federal iniciará a nova Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Só neste ano, cerca de 50 pessoas morreram em decorrência de influenza no Brasil. 

As metas de vacinação deste ano só serão reveladas no lançamento da Campanha Nacional, nos próximos dias. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, foram notificados 232 casos de influenza e 50 mortes no país. Entre elas, o Estado do Amazonas é o que tem a maior circulação da influenza, com 113 casos e 31 mortes. Por conta disso, o Ministério se antecipou e já enviou cerca de 1,1 milhão de doses para o Estado, que começou a vacinar o público-alvo no dia 20 de março. No Amazonas, essa circulação do vírus segue o período sazonal da doença, potencializado principalmente pelas chuvas, enchentes e aglomeração de pessoas. 

Na última campanha, em 2018, apesar da baixa procura em algumas localidades, o Ministério da saúde conseguiu atingir 90% do público-alvo, o que representa 51,4 milhões de pessoas protegidas contra o vírus. No ano passado, foram registrados 6.678 casos de influenza em todo o país, com 1.370 óbitos.

Público-alvo

Podem se vacinar gestantes e mulheres que deram à luz há pouco tempo, crianças de 1 a menores de 6 anos (ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, idosos, professores das redes pública e privada, pessoas com morbidade e condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.  

*Estagiário supervisionado por Thiago Antunes.

Comentários