Alexandre Frota
 - Valter Campanato / Agência Brasil
Alexandre Frota Valter Campanato / Agência Brasil
Por O Dia

Rio - O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) critica a relação do governo com seu partido no Congresso. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, nesta quarta-feira, Frota diz que o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, não tem mais capacidade de articular com os parlamentares e diz que odeia a ala do escritor Olavo de Carvalho, referência intelectual de bolsonaristas. 

O parlamentar, que está em seu primeiro mandato, disse que o chefe da Casa Civil é pouco ativo na articulação do governo na Câmara. "Ouço pelo menos 70% desta Câmara falando que não vai com Onyx. Entendeu? Quantos mandatos teve aqui dentro? É ele que deveria estar aqui dentro fazendo essa articulação, esse corpo a corpo com os deputados", disse à Folha.

Frota também se queixa de descaso do Planalto com seu partido, o PSL, que é a maior bancada da Câmara e formada por muitos estreantes na política institucional. Ele contrasta a atenção dedicada ao partido do presidente e ao DEM, que tem ministérios, Casa Civil, presidência da Câmara dos Deputados e presidência do Senado Federal.

O deputado opina que a pouca atenção com a bancada do PSL justifica a falta de apoio em matérias enviadas ao Congresso pelo governo. "A falta de comunicação, a falta de carinho, a falta até de respeito mesmo. 'Ah, o PSL já é nosso, então deixa o PSL de canto e vamos homenageando, prestigiando outros'. Não é assim", disse.

Crítico à ala do escritor Olavo de Carvalho, Frota comentou a troca de comando no Ministério da Educação (MEC). Tanto o ministro demitido, Ricardo Vélez Rodríguez, quanto o novo, Abraham Weintraub, são ligados ao ideólogo. Para Frota, seria 'mais fácil' nomear o próprio Olavo de Carvalho para o MEC.

O ministro diz que odeia a ala dos 'olavetes', como são chamados e fica irritado pelo escritor, a quem chama de maluco e 'chato pra cacete', "apitar" tanto no governo. Para Frota esta parte do governo ocupa espaço desproporcional no Planalto. "O Olavo de Carvalho é uma pessoa que xinga o vice-presidente, xinga os ministros do Bolsonaro, xinga o Exército, fala coisas absurdas", comenta.

Ele comenta que "o ministro que ele indicou foi o que mais deu problema, o Vélez". "O Ernesto (Araújo, das Relações Exteriores) é outro também. Tudo o que vem do Olavo de Carvalho tem que tirar do governo. Ou tira ou vai continuar desse jeito que está aí, infelizmente. O Olavo de Carvalho conseguiu colocar um papagaio de pirata do lado do Bolsonaro chamado Filipe G. Martins, que é assessor dele para viagens, assuntos internacionais e o caramba. É outro também. Não compactuo. Acho um bando de malucos, não gosto deles", disse ao jornal.

O deputado também criticou a gestão da Cultura pelo governo. Ele ironizou que vai convocar o ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), que diz que o que ele entende de cultura é tocar berimbau, para ver se ele pelo menos sabe mesmo tocar o instrumento. "Ele me coloca um secretário de Cultura que é frouxo e o Brasil não podia ficar sem um Ministério da Cultura", dispara. 

Você pode gostar
Comentários