Chuva de meteoros - Divulgação
Chuva de meteorosDivulgação
Por O Dia
Rio - Quem perdeu a chuva de meteoros nos céus brasileiros na madrugada desta terça-feira terá direito a replay! Na noite desta quarta-feira, se o tempo ajudar, é possível ver novamente o espetáculo.
Neste ano o melhor horário para observar a chuva de meteoros foi a madrugada de ontem, das 3h até o amanhecer. Mas na madrugada de terça para quarta ainda será possível ver mais meteoros, ainda que em menor intensidade do que no dia anterior.
Publicidade
A chuva de meteoros Perseidas O fenômeno será melhor visualizada nos estados brasileiros do Norte e Nordeste, já que a chuva de meteoros é visível a partir da constelação de Perseu, situada mais ao Norte do Equador Celeste.

Segundo o professor de astronomia James Solon, fundador e coordenador do grupo pernambucano Astrope, que se dedica a divulgar informações sobre astronomia, é possível observar os meteoros no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil também, mas com uma visibilidade menor.

Porém, nas cidades maiores a poluição luminosa pode atrapalhar o espetáculo. “Já ouvi relatos de pessoas que conseguiram ver vários meteoros durante a chuva em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo”, disse Solon, em entrevista à PLANETA. Mas, para quem mora no interior ou puder se afastar dos grandes centros, poderá ter o privilégio de tentar ver o fenômeno diretamente do seu quintal.

Todos os anos, quando a Terra atravesse esses fragmentos, eles se chocam com a atmosfera terrestre, o que superaquece o ar, que brilha, resultado no fenômeno dos meteoros. Ou, como chamamos popularmente, as estrelas cadentes.