Bolsonaro está disposto e já pode realizar fisioterapia motora, diz porta-voz

Depois de ser submetido à avaliação médica na manhã desta segunda-feira, a equipe médica que acompanha o presidente informou, em boletim, que ele encontra-se estável, sem dor e sem febre, e com boa evolução clínico-cirúrgica

Por ESTADÃO CONTEÚDO

Presidente se recupera de cirurgia feita no domingo, em São Paulo. Não há previsão para retirada de sonda
Presidente se recupera de cirurgia feita no domingo, em São Paulo. Não há previsão para retirada de sonda -
São Paulo - O porta-voz da Presidência da República, general Rêgo Barros, afirmou na manhã desta segunda-feira que o presidente Jair Bolsonaro encontra-se estável e tem boa evolução clínica. "Encontra-se estável, sem dor, afebril", disse Rêgo Barros em coletiva de imprensa no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde o presidente se recupera de uma cirurgia para correção de hérnia incisional.

O porta-voz disse também que o presidente já pode realizar fisioterapia motora, sentar na poltrona e caminhar pelo corredor do hospital. Rêgo Barros disse, ainda, que Bolsonaro se mostra disposto a realizar trabalhos de condução da Presidência da República. "É da natureza do presidente estar ativo o mais rápido possível. O presidente se mostra disposto a realizar os trabalhos de condução da Presidência, ainda que tenhamos o vice-presidente Hamilton Mourão o substituindo", afirmou Rêgo Barros.

No início da manhã, Bolsonaro postou um vídeo no Twitter, em que aparece no leito do hospital assistindo ao seriado Chaves e dizendo que na terça-feira, 10, "deverá voltar ao batente".

Rêgo Barros afirmou na coletiva, no entanto, que o vice-presidente, general Hamilton Mourão segue como interino na Presidência até quinta-feira, dia 12. "Quem está conduzindo o Poder Executivo é o vice Hamilton Mourão. As ações que são legalmente determinadas pela Presidência estão sob responsabilidade dele", afirmou o porta-voz.

O hospital montou, porém, uma ala exclusiva para a equipe de Bolsonaro trabalhar. "Presidente participa das decisões por meio de interlocução com ministros e com o própria general Mourão", explicou Rêgo Barros.

Segundo o porta-voz, Bolsonaro recebeu no domingo a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Rêgo Barros disse também que o presidente está bem-humorado e que assistiu no domingo ao jogo do Botafogo.

Já o diretor-médico do Hospital Vila Nova Star, Antônio Antonietto, disse que o presidente já comeu nesta terça pelo menos três potes de gelatina, chá e caldo ralo. Antonietto confirmou ainda que a viagem de Bolsonaro à Nova York, para participar da Assembleia-geral da ONU, está mantida.

O porta-voz Rêgo Barros encerrou a coletiva quando questionado sobre críticas do presidente da França, Emmanuel Macron, ao presidente brasileiro.
Boletim médico diz que Bolsonaro está estável, sem dor e febre e com boa evolução
Depois de ser submetido à avaliação médica na manhã desta segunda-feira, 9, a equipe médica que acompanha o presidente Jair Bolsonaro informou, em boletim, que ele encontra-se estável, sem dor e sem febre, e com boa evolução clínico-cirúrgica.

O boletim, assinado pelo cirurgião-chefe Antônio Macedo, pelo clínico Leandro Echenique, pelo diretor-médico do Hospital Vila Nova Star, Antônio Antonietto e pelo médico da Presidência da República, Ricardo Peixoto Camarinha, destaca ainda que hoje já será iniciada a fisioterapia motora, e que o mandatário poderá sentar na poltrona e realizar caminhada no corredor.

Também nesta segunda-feira, foi liberada a dieta líquida, à base de água, gelatina, chá e caldo ralo. E por orientação médica, as visitas continuam restritas neste momento.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários