Gilmar Mendes
 - Rosinei Coutinho / STF
Gilmar Mendes Rosinei Coutinho / STF
Por IG - Último Segundo

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal declarou, neste domingo (17), em entrevista ao jornal Clarín, que espera, ainda este ano, julgar o recurso de defesa do ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva contra as condenações impostas ao petista pelo então juiz federal Sergio Moro. 

"É importante que [o recurso de Lula] seja analisado. Certamente o que surgirá no debate é se as razões que estão ali [expostas] são suficientes ou se vamos poder usar aquilo que está nas informações do The Intercept. Espero que seja ainda neste ano", afirmou Gilmar Mendes.

A defesa do petista acusa Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, de atuação parcial no julgamento do petista. Sobre isso, o ministro declarou que foi o próprio Moro quem colocou sua atuação sob questionamento ao aceitar um cargo no governo de Jair Bolsonaro. 

"Quem se colocou sob questionamento foi o próprio ministro da Justiça, quando optou por deixar o cargo de juiz e assumir uma função governamental servindo a [Jair Bolsonaro] que derrotou as forças de oposição e que é beneficiário, de alguma forma, de suas decisões". 

O recurso de Lula contra Moro está sendo julgado pela Segunda Turma do STF, formada por 5 dos 11 ministros do tribunal. O caso começou a ser julgado em dezembro, mas teve o julgamento interrompido por um pedido de vista de Mendes. Por isso, para que a análise seja retomada, é preciso que o ministro devolva o processo para julgamento. 

Você pode gostar
Comentários