Turma da Mônica homenageia cientistas brasileiras que sequenciaram genoma do coronavírus - Divulgação
Turma da Mônica homenageia cientistas brasileiras que sequenciaram genoma do coronavírusDivulgação
Por O Dia
Rio - Ciência é coisa de menina, sim! De acordo com os resultados da mais recente edição do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, meninas brasileiras avançam e superam desempenho dos colegas em ciências. Na prova trienal que avalia estudantes de 15 anos, as brasileiras ficaram à frente dos meninos pela primeira vez desde 2006.

Conhecer mulheres que fizeram carreira científica é uma das formas de mostrar às meninas que elas podem ocupar seu lugar em todos os campos do saber. Por meio do Donas da Rua da História, a Mauricio de Sousa Produções busca inspirar as meninas a ganharem mais espaço seja nas ciências, nas artes ou nos esportes. O projeto é parte do Donas da Rua, que conta com o apoio institucional da ONU Mulheres. É uma ação da MSP que demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

No momento em que o mundo vive a epidemia do coronavírus, duas cientistas brasileiras se destacaram ao decifrar o genoma do vírus em 48 horas após o registro do primeiro caso da doença no país. Com os traços de Magali e Milena, a pesquisadora Ester Sabino e a bioquímica Jaqueline Goes de Jesus são as mais novas Donas da Rua da História.

Ester Cerdeira Sabino, professora do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP e diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, e a bioquímica Jaqueline Goes de Jesus, que faz pós-doutorado sob orientação de Ester fizeram história na ciência no dia 28 de fevereiro de 2020. O feito permite compreender a dispersão do coronavírus e a detectar mutações que possam alterar a evolução da doença. Isso pode ajudar no desenvolvimento de vacinas e de tratamentos.

De acordo com Mônica Sousa, criadora do projeto e diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, é com muito orgulho que a MSP presta homenagem a essas brasileiras. “É incrível ver duas mulheres cientistas tendo destaque com o trabalho que realizaram. Nossa representatividade quanto mulheres deve estar em todos as áreas de atuação. São mulheres como elas que buscamos evidenciar. Enaltecer o papel delas no campo da ciência, é fundamental para inspirar e incentivar meninas e mulheres”, destaca.

Em uma de suas áreas, o Donas da Rua da Ciência, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.